A formação continuada de professores da rede pública de Curitiba durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Brasil
  • Eduarda Venturini Câmara Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1601

Palavras-chave:

Formação de professores, Covid-19, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

A pesquisa tem como objeto a formação continuada de professores da educação básica no município de Curitiba, Paraná, no contexto da pandemia de Covid-19. O objetivo geral foi analisar como aconteceu a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino durante esse período. O estudo tem caráter bibliográfico e documental, com análise da legislação e do material utilizado para a formação docente. Os dados obtidos demonstraram que a Prefeitura Municipal de Curitiba, em 2021, ofereceu uma variedade de cursos por meio de diversas plataformas, propiciando aos docentes uma formação profissional de acordo com as exigências do ensino remoto. As ações formativas foram desde os conteúdos indispensáveis ao professor até o uso das tecnologias em diferentes contextos para aplicação em sala de aula. Dessa forma, foi possível realizar a alfabetização tecnológica, formando profissionais capazes de lidar com diferentes situações que favorecessem a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas públicas e formação de professores. É membro integrante do BASis, como avaliadora institucional, de cursos de graduação e educação a distância. É bolsista Produtividade da Fundação Araucária do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Presidente eleita da Soroptimista Internacional Curitiba-Glória, gestão 2020-2022 e da Soroptimista Internacional Curitiba, gestão 2023-2024.

Eduarda Venturini Câmara, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Brasil

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC/PR. Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC/PR (2022) Educadora formada no Curso de Formação de Docentes (2018) Atuou em pesquisas no PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da PUC/PR (2019-2022) Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Trabalho docente, Formação docente, Ensino/aprendizagem e Inclusão Professora regente dos anos iniciais do ensino fundamental no Colégio Senhora de Fátima.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Vieira, A. M. D. P. ., & Câmara, E. V. (2024). A formação continuada de professores da rede pública de Curitiba durante a pandemia de Covid-19. Revista Profissão Docente, 24(49), 1–21. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1601