Para além de saltos e saltitos: uma proposta pedagógica na Educação Física escolar no Ensino Fundamental II

Authors

  • José Carlos dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Aline de Freitas Brito Universidade de Pernambuco – UPE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1643

Keywords:

Conteúdo, Ensino, Escola, Ginástica

Abstract

This article aimed to present a pedagogical proposal to plan, apply and evaluate the teaching unit "Acrobatic gymnastics" with the students of the 9th Elementary School of a public school in the city of Teresina - PI. Based on a qualitative approach, with a described-exploratory objective, based on the action research method and having as an instrument two adapted questionnaires, analyzed in the light of content analysis, the research shows that few students had experienced a program of activities with the content of gymnastics, in which it ended up being chosen as pedagogical content of teaching, enabling teachers to carry out a planning based on the students' needs, at the end of the proposal they demonstrated to have liked the activities, especially the interaction and integration of the class. We recognize that in the current educational context it is possible to provide the most diverse body practices in the school. However, it is interesting to point out that EFE teachers have the interest of pluralizing their classes with other teaching content.

Author Biographies

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Docência pelo IFMG. Pós-Graduando em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professor colaborador no curso de bacharelado em Educação Física da UFTM. Professor tutor no curso de pós-graduação em Educação Infantil. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Técnico em Arte Dramática formado pela Escola Técnica de Teatro José Gomes Campos. Atualmente vem realizando pesquisas sobre: Teorias e Práticas pedagógicas em Educação Física, Dança e Corporeidade, Formação Profissional em Educação Física, Educação Física e Saúde na escola, Educação Física, Inclusão Social, corpo e Educação. Pesquisador membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO. Tem experiências nas áreas de Educação Física com ênfase em: Educação Física Escolar, Capoeira, Dança, Ginástica, Recreação, Preparação Corporal. Experiências na área de Arte Dramática: Teatro, Dança, Teatro-Musical e Expressão corporal.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Doutor em Psicologia da Educação e Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP. Docente do Departamento de Ciências do Esporte e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa em Educação / CNPq. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO.

Aline de Freitas Brito, Universidade de Pernambuco – UPE

Doutora em em Farmacologia pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e Professora Adjunto na Universidade de Pernambuco, Bolsista Universal CNPq. Professora permanente nos Programas de Pós Graduação em Educação Física UPE/UFPB; e no Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF). Atua nas linhas de pesquisa: Exercício físico na saúde e na doença; Cineantropometria e Desempenho Humano; Avaliação e Intervenção nos Sistemas Cardiorrespiratório, Vascular e Metabólico. Possui colaborações internacionais em Portugal com as Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Universidade do Porto; e na Itália com a Universidade de Torino e Hospital Molinette. Tem experiência na área de Fisiologia, Farmacologia, Nutrição e Biologia Molecular com ênfase nos seguintes temas: resposta pressórica, vascular, respiratória, morfológica, genética, e metabólica em resposta a diferentes metodologias de Exercício Físico tanto em modelo animal, como no público saudável, hipertenso, e obeso. Os trabalhos de investigação abordam ainda o potencial das variáveis de prescrição de exercício e de produtos naturais como recurso ergogênico para melhora nas variáveis fisiológicas investigadas, bem como os mecanismos oxidantes/antioxidantes, inflamatórios, e polimórficos, determinantes em tais respostas.

References

ALMEIDA, P. C.; CAUDURO, M.T. O desinteresse pela Educação Física no ensino médio. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 11, n. 106, mar. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd106/odesinteressepelaeducacaofisicanoensinomedio.htm. Acesso em: 09 jul. 2022

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA. 2010.

BEALL, J. Valuing social resources or capitalising on them? Limits to pro-poor urban governance in nine cities of the south. International Planning Studies, v. 4, n. 6, p. 357-375, 2001.

BEZERRA, S. P; FERREIRA FILHO, R. A; FELICIANO, J. G. A importância da aplicação de conteúdos da ginástica artística nas aulas de educação física no ensino fundamental. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte 2006, 5 (especial):127-134

BRUN, G. www.educacional.com.br, acessado dia 11/07/2016. Preparando aulas de 5ª à 8ª série.

CAPARROZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 2137, 2007.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 6180, jan-mar. 2004.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: Conteúdos, duas Dimensões e Significados. Conteúdos e Didática da Educação Física - 2007. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/ . Acesso em: 11 abr. 2023.

FRANÇA, R. M. Ginástica na escola: Encenando possibilidades de problematização e de intervenção didático-pedagógica das diversas manifestações gímnico-artísticas. Universidade de Paulo, 2014.

FERREIRA, H. S; SAMPAIO, J. J. C. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires – 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd182/tendencias-pedagogicas-da- educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 11 abr. 2023

GRANIEL, D.A; HOFMANN, A.N.; KOGUT, M.C. Visão dos alunos em relação ao professor de educação física – PUCPR -2012

LORENZ, C.; TIBEAU, C. Educação física no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 9, n. 66, nov., 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd66/medio.htm. Acesso em: 10 abr. 2023.

MALDONADO, D. T; BOCCHINI, D. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, maio/2015.

MARCASSA, L. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, jul-dez 2004.

MOREIRA, W. W.; CHAVES, A. D.; SIMÕES, R. R. Corporeidade: uma base epistemológica para a ação da Educação Física. Motrivivência, v. 29, n° 50, maio/2017.

MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R.; MARTINS, I. C. Aulas de educação física no ensino médio. 2. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MOURA, D. L. Cultura e educação física: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.

MOURA, D. L. et al. A ginástica como conteúdo da educação física escolar: análise em periódicos brasileiros. Salusvita, Bauru, v. 33, n. 2, p. 181-195, 2014.

NASCIMENTO, D. G. LEARDINE, M. A. A Ginástica artística no contexto escolar. Secretária de Educação e Esportes de Jundiaí, 2011.

NISTA-PICCOLO, V. L. Pedagogia dos esportes. 2. ed. Campinas: Papirus, 1999.

ORFEI, J.M; TAVARES, V. P. Promoção da saúde na escola através das aulas de educação física. Campinas: Universidade de Campinas, 2013

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PEREIRA, F. M. A favor da ginástica no cotidiano da educação física no ensino médio - Revista Brasileira de atividade Física & Saúde, 2013.

PEREIRA, F. M. A favor da ginástica no cotidiano da educação física no ensino médio. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 11, n. 2, p. 47–58, 2012. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/838. Acesso em: 25 maio 2023.

RESENDE, H.G; SOARES, A. J.G; MOURA, D.L. Caracterização dos modelos de estruturação das aulas de educação física. Motriz, Rio Claro, v.15, n.1, p.37-49, jan./mar. 2009.

SANTOS, J.C. et al. Reflexões sobre o trabalho pedagógico dos professores de educação física frente ao ensino do conteúdo lutas. In: IV Seminário LEPELPB - Desafios do Trabalho Pedagógico em Educação Física no Processo de Formação Humana, 6., João Pessoa, Anais [...], João Pessoa: UFPB, 2016.

SANTOS, J. C. dos. Educação física escolar: temos o que ensinar? In: LIMA, F. R. Os professores e suas experiências de formação, pesquisa e ensino. São Carlos: Pedro & João editores, 2019. p. 351-366.

SANTOS, J. C. dos.; MOREIRA, W. W. Corpo em cena: reflexões para a educação escolar. Pensar a prática, v. 23, 2021.

SILVA, M. M. Razões da desmotivação nas aulas de educação física no ensino médio. 2010. 39f. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física), Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1998.

VITORINO, J. C. Ginástica na escola: Possibilidade de Intervenção. 2012. 38f. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física), Educação Física-Licenciatura, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

Published

2023-12-16

How to Cite

Santos, J. C. dos, Wey Moreira, W. ., & de Freitas Brito, A. . (2023). Para além de saltos e saltitos: uma proposta pedagógica na Educação Física escolar no Ensino Fundamental II. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–18. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1643

Issue

Section

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco