Gender equality on BNCC for Preschool

Authors

  • Bruna Boldo Arruda Representante da OAB, subseção de Joinville, na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher - Joinville
  • Rosania Campos Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1509

Keywords:

Educação infantil, Igualdade de gênero, BNCC

Abstract

The objective of this article was to identify, through documentar research based on the critical analysis of Fairclough´s discourse, if there is na express provision about the promotion of gender equality in the final version of the BNCC for Preschool and if it had been included in the previous versions, since it is a State policy. It was also sought to identify which ideological discourses prevailed over the BNCC in relation to gender issues amidst the political and historical contexto in which it was developed, concluding that there is selectivity in the choice of topics that will be studied in the curricula, which shows the intentionality of the social political project that is being adopted.

Author Biographies

Bruna Boldo Arruda, Representante da OAB, subseção de Joinville, na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher - Joinville

Advogada pelos Direitos das Mulheres, OAB/SC 40.589. Graduada em Direito pela Faculdade Unisociesc de Blumenau/SC. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Associação Catarinense da Escola do Ministério Público - ACMP e pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Direito Sistêmico pela INFOR. Mestra em Educação pela UNIVILLE. Representante Titular da OAB subseção de Joinville na Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres deste município em 2019/2021.

Rosania Campos, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possuiu pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, instituição pela qual também realizou seus estudos de Mestrado em Educação. É graduada em Psicologia e possui especialização em psicopedagogia. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância (GPEI) vinculado à Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), instituição na qual trabalha no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação e nos cursos de graduação: psicologia e licenciaturas.

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Published

2023-05-12

How to Cite

Arruda, B. B., & Campos, R. (2023). Gender equality on BNCC for Preschool. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–27. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1509