THE ORIGIN AND ENDURANCE OF “ALIGNMENT WITH PRACTICE” DISCOURSE IN CONTINUING EDUCATION

Authors

  • Victor Augusto Both Eyng Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brasil
  • Camila Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1602

Keywords:

formação continuada, formação de professores, narrativas docentes, prática docente

Abstract

The objective of this study was to investigate how the discourse of alignment with practice in continuing education originated and why it is perpetuated, despite the apparent progress in promoting it. The study analyzed the development of the identity of continuing education in Brazil and its current perception among basic education teachers, based on the narrative about their experiences, obtained via an online survey, and the parallel with specialized literature. Possible root causes were identified, such as the expansion of access to basic education and the growth of teacher degrees, which required compensatory training to address gaps in their initial education. Additionally, other characteristics of continuing education programs potentially contributed to the constitution of a "practice for practice's sake" perspective, with vertically structured and non-dialogical approaches within school environments.

Author Biographies

Victor Augusto Both Eyng, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/Esalq) Licenciado em Letras pela Uniderp, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. Integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online (TICFORPROD) da UFAL. Especialista em Gestão Pedagógica junto ao Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas - FGV CEIPE e Consultor Pedagógico.

Camila, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Doutora em Educação e Mestre em Sociologia pela UFSCar. Graduada em Ciências Sociais (UNESP), Pedagogia (UNINOVE) e Filosofia (UNIMES). Possui MBA em Gestão Escolar (USP). De 2020 a 2022, realizou estágio pós doutoral no Departamento de Educação (Ded) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como gestora educacional nas prefeituras de São Carlos/SP e Araras/SP, como Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos/SP e, Professora Associada do Instituto PECEGE/USP. É membro do grupo de estudos em práticas educativas e formação de professores (GEPEFP) da UEMASUL, e do grupo de pesquisa em educação em direitos humanos, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

References

ANDRÉ, M.; BARRETO, E. S.; GATTI, B. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

AZANHA, J. M. P. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Senac, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARRETO, E. S. S; GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 103-106, 2020.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2002.

DARLING-HAMMOND, L.; WEI, R. C.; ANDREE, A.; RICHARDSON, N.; PRPHANOS, S. Professional learning in the learning profession: a status report on teacher development in the United States and abroad. Dallas: National Staff Development Council, 2009.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, n. 37, p. 57-70, 2008.

GREEN, E. Formando mais que um professor: a essência do ensinar e como impactar a aprendizagem de todos os alunos. São Paulo: Da Boa Prosa, 2018.

LABI - Laboratório de Inovação Educacional. Por uma nova formação continuada: diálogos, experiências e a formação de professores no século 21. Rio de Janeiro: LABI, 2016.

MORICONI, G. M. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/340/169. Acesso em: 27 jul. 2022.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. In Educação & Realidade, n. 44, v. 3, p. 1-14, 2019.

RODRIGUES, L. Z.; PEREIRA, B.; MOHR, A. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 1-39, 2021.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1992.

SILVA, M. R. da. Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 123-135, 2019.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

Published

2024-06-14

How to Cite

Eyng, V. A. B. ., & Silva, C. P. da . (2024). THE ORIGIN AND ENDURANCE OF “ALIGNMENT WITH PRACTICE” DISCOURSE IN CONTINUING EDUCATION. Revista Profissão Docente, 24(49), 1–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1602