Sujeito em cenas: pesquisa (auto)biográfica e a Pedagogia Congadeira

Autores

  • Rafael Honorato de Lima Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba - PMU
  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1645

Palavras-chave:

Autobiografia, Lei 10.639/2003, Educação Étnico Racial, Pedagogia Congadeira, Congada

Resumo

Resumo As narrativas por aqui transcritas tratam-se de um recorte metodológico que se origina de uma pesquisa (auto)biográfica dialogada em cenas, intitulada Pedagogia Congadeira: Germinações de uma Proposta para Educação das Relações Étnicos Raciais. Tecemos esse artigo a partir dos questionamentos: A (auto)biografia pode auxiliar no desbravamento e formação do sujeito? Como a metodologia (auto)biográfico em cenas contribui para estabelecimento de uma Pedagogia Congadeira? Objetivando analisar e compreender as possiblidades/potencialidades do método (auto)biográfico na formação do sujeito, propondo a reflexão sobre os fundamentos da pesquisa (auto)biográfica com transição em cenas e as suas possíveis contribuições para estabelecimento da Pedagogia Congadeira, sendo elementos que se complementam para uma melhor compreensão de dimensão da realidade pesquisada, ciclo espiralado que cingem do individual ao coletivo,  desbravando espaços e tempos educacionais do sujeito (auto)biográfico, tendo como atores principais a Congada e o Congadeiro, efetivando dispositivos da Lei 10.639/2003 fortalecendo elos entre as vivencias e os saberes, tessituras reconstrutivas da significação de suas experiências.

Biografia do Autor

Rafael Honorato de Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba - PMU

Mestre em Educação, licenciado em Educação Física e Pedagogia, pós-graduado em Educação Social, Educação Física Escolar e Gestão Educacional. Conhecimento nas áreas de Dependência Química, danças da cultura Afro-Brasileira (Congado, Moçambique e afoxé) e em manuseio de ferramentas tecnológicas voltadas para área educativa. Coordenador de oficinas Esportivas e vice-diretor da Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, de Uberaba-MG.

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores (2014). Atualmente é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado, como professor colaborador, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Também é colaborador voluntário do Centro de Investigações de Metodologias Educacionais Alternativas Conexão (CIMEAC), associação sem fins lucrativos e de interesse público com enfoque em estudos sobre Educação Popular. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores e em metodologia de ensino de ciências/biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação ambiental, educação popular, interculturalidade e decolonidade na educação.

Referências

BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10 de janeiro de 2003.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história afro-brasileira e africana. Brasília: SECAD/ME, 2004.

CANCLINI, N. G Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1998. 392p.

FRISON, L. M. B.; ABRAHÃO, M. H. M. B. Compreensão cênica: possibilidade interpretativa de narrativas de (auto)formação de ex-pebidianas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/n8WvstpJgMJynpBRM5yMF7c/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 18 de set. 2022.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódio de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019. 244 p.

NEVES, J. G. N. O mito do sujeito e o sujeito do mito: entre a racionalidade moderna e a racionalidade (auto)biográfica. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 14, n. 32, p. 10-2, maio/ago. 2022.

OLIVEIRA, R. P. de O. Morte Tradicional em sociedade moderna: Os ritos de morte na comunidade dos Arturos. Tese – (Doutorado em Antropologia), Pontífera Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. p.211. 2011.

SIMÃO, A. M. da V.; FRISON, L. M. B. História de vida em pesquisa (auto) biográfica: Circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da aprendizagem. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 71-79, jan./abr.2020.

RUFINO, L. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. 164 p.

SOUZA, T. P. Áfricas: processos educativos presentes no terno de congada chapéu de fitas. Programa de pós-graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2014. 270f.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Lima, R. H. de ., & Seithi Kato, D. . (2023). Sujeito em cenas: pesquisa (auto)biográfica e a Pedagogia Congadeira . Revista Profissão Docente, 23(48), 01–14. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1645

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco