A/r/tografia: prática metodológica em arte/educação

Autores

  • Mara Rúbia de Almeida Colli Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Martha Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1642

Palavras-chave:

A/r/tografia, Formação continuada, Arte/educação

Resumo

O presente trabalho expõe sobre a a/r/tografia como metodologia para a prática formativa docente, experienciada durante a realização de uma oficina executada com professoras da área de Arte durante o 22º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte, evento organizado pelo Programa de Extensão Arte na Escola Polo UFU (PROEXC/DIREC), no dia 27 de setembro de 2022, em Uberlândia/MG. A a/r/tografia, portanto, esteve no centro das reflexões e diálogos teóricos e práticos provocados pela formadora durante o desenvolvimento da oficina que inspirou e demonstrou a relevância do/a artógrafo/a estar atento às suas práticas metodológicas em arte/educação, enfatizando a importância de uma formação continuada na perspectiva dialógica referente à tríade professor/a-artista-pesquisador/a, ancorada na teoria metodológica a/r/tografia discutida por Rita Irwin (2013) e Belidson Dias (2010), na qual o entrecruzamento das condições do ser professor/a, ser artista e ser pesquisador/a, pode ser analisada como pista de um caminho para a formação continuada de arte/educadores/as.

Biografia do Autor

Mara Rúbia de Almeida Colli, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Artista, pesquisadora, docente e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Triangulo Mineiro - PPGE/UFTM (2022). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de pesquisa: Práticas e Processos em Artes, Dinâmica do Processo de Criação em Artes Visuais (2015). Especialização em Artes Visuais: criação e cultura pela Faculdade SENAC Minas/ BH (2009) e Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais (2007). Realiza projetos artísticos contemporâneos em poética visual, explora distintas operações e gêneros, com exposições nacionais e internacionais, investigando a autorrepresentação, a natureza/humanidade e o processo de criação docente e discente. Atualmente, é docente em Artes Visuais da área de Arte do Colégio de Aplicação Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - Cap Eseba/UFU; Editora de seção da Revista Olhares & Trilhas Cap. Eseba/UFU; Membro do Grupo de Pesquisa em Arte - Grupa (CNPq) e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação de Professores - GPEFORM (CNPq); Coordenadora do Programa Arte na Escola - Polo UFU (PROEXC/DIREC/UFU), um programa institucional de extensão que oportuniza aos docentes, discentes e comunidade em geral, a formação permanente em arte.

Martha Prata-Linhares , Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Educação: Currículo, pela PUC/SP com Doutorado- sanduiche na Universidade de Queens, Ontário, Canadá. Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM, orientando no mestrado e doutorado. Pesquisadora e cocoordenadora da Rede International Research Networks (IRNS/WERA) Globalization and teacher education in the BRICS countries: The positioning of research and practice, promotion of integration of university - school systems, com investigação com pesquisadores do Reino Unido, Rússia, India, China, África do Sul e Brasil. Membro de corpo editorial e consultora ad-hoc de periódicos especializados nacionais e internacionais. Membro Emérito do Conselho do International Council for Education on Teaching (ICET) e membro do Comitê Executivo do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) desde 2015. Lidera o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion sobre Competência Midiática para a Cidadania (ALFAMED) e da Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores (RIDEP). Coordenadora substituta dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UFTM. Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM e membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Associada à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), International Council for Education on Teaching (ICET), International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e World Education Research Association (WERA). Regional Vice-President da América do Sul e Caribe do International Council for Education on Teaching (ICET) de 2013 a 2020. Tem coordenado projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, FAPEMIG e FUNEPU. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM nos biênios 2013/2014 e 2015/2016. Integrou o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM em diversos mandatos. Atuou por vários anos na educação básica como docente, coordenadora pedagógica e diretora. Tem interesse, experiência e pesquisas na área de Educação com ênfase em formação de professores e desenvolvimento profissional docente na relação com os temas: tecnologias digitais, mídia, currículo, inovação e arte/educação.

Referências

DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIAS, B. Preliminares: A /r/tografia como metodologia e pedagogia em arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 17., 2010, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianóplis: Confaeb, 2010. Disponível em: https://www.usfx.bo/nueva/vicerrectorado/ citas/SOCIALES_8/Pedagogia/94.pdf Acesso em: 05 set. 2021.

GATTI, B. A.; B., E. S.de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Contexto contemporâneo, cultura, educação e políticas voltadas aos docentes. In: GATTI, B. A.; B., E. S.de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília:

UNESCO, 2011, p. 23-30. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/329.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.

IRWIN, R.; DIAS, B. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.

FERRAZ, M. H. C. de T.; FUSARI, M. F. de R. E. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. 2. ed. (revisada e ampliada por Maria Heloisa C. de T. Ferraz. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura)

HERNÁNDEZ, F. La investigación baseada em las artes: propuestas para repensar la investigación em educación. Educatio Siglo XXI, Revist de la Facultad de Educación de la Universidad de Murcia, v.26. 2008. p. 85-118. Disponível em: https://revistas.um.es/educatio/article/view/46641/44671. Acesso em: 01 jul. 2022.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de pesquisa sobre Formação Docente. v. 1, n. 1, p. 109-131, 2009. Disponível em https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em: 30 maio 2022.

NÓVOA, A. Profissão professor. Lisboa: Porto Editora. 1995.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em: 20 abr. 2022.

REY, S. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. PORTOARTE, Revista de Artes Visuais, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 81-95, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27713. Acesso em: 10 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Colli, M. R. de A. ., & Prata-Linhares , M. (2023). A/r/tografia: prática metodológica em arte/educação. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–11. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1642

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco