O processo de implementação do Programa de Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Uberaba-MG

Autores

  • Diovane de César Resende Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Cláudia da Mota Darós Parente Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Regina Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1641

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral, Tempos escolares, Política Pública

Resumo

A investigação teve como objetivo analisar alguns aspectos do processo de implementação do Programa de Educação em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Uberaba, Minas Gerais, com ênfase no período de 2014-2019. Por meio da pesquisa documental-legal, tivemos três referenciais analíticos: tipologias de políticas de educação integral em tempo integral; análise de políticas de educação em tempo integral à luz do ciclo da política e o enfoque integrador para análise, formulação e implementação de políticas de ampliação da jornada escolar. Encontramos diferentes mudanças no formato e na organização do Programa, especialmente nos aspectos curriculares, temporais, espaciais e logísticos. Constatamos o decréscimo no número total de atendimentos e estabelecimentos que ofertavam turmas em jornada ampliada, permanecendo uma alta taxa de matrículas e instituições apenas na etapa da Educação Infantil. Propormos a continuidade do estudo, a fim de compreender os processos pedagógicos e os contextos profissionais durante o período analisado.

Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília), Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNESP/Marília). Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado na Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Missão acadêmica na Universidad de la Republica (Udelar), Uruguai. Tem experiência no desenvolvimento de pesquisas educacionais, de programas e projetos de extensão e na coordenação de cursos de graduação e de pós-graduação na área de Educação. É líder do Grupo de Pesquisa e Análise de Políticas Educacionais (GAPE). Principais áreas de atuação e pesquisa: políticas educacionais, análise de políticas públicas, educação comparada, educação integral em tempo integral, organização/ampliação da jornada escolar, tempos escolares, formação de professores.

Regina Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pos Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016). Foi membro ad-hoc do Ministério da Educação e autora e colaboradora em projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi professora na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando no curso de Educação Física em nível de graduação, pós graduação (Mestrado) e na área administrativa coordenando o curso e dirigindo a Faculdade de Educação Física. Foi docente na graduação em Educação Física e na pós graduação ? Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA/PA e atualmente está vinculada a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG no curso de graduação e Mestrado e Doutorado em Educação. E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento ? NUCORPO/UFTM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, corpo, escola, professor, formação inicial e continuada.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

Resende Ribeiro, D. de C., Darós Parente, C. da M., & Rovigati Simões, R. M. (2023). O processo de implementação do Programa de Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Uberaba-MG. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–29. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1641

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco