A origem e a perenidade do discurso de alinhamento com a prática na formação continuada

Autores

  • Victor Augusto Both Eyng Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brasil
  • Camila Perez da Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1602

Palavras-chave:

formação continuada, formação de professores, narrativas docentes, prática docente

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como se originou e por qual razão se perpetua o discurso de alinhamento com a prática na formação continuada, apesar do aparente avanço em promovê-la. Analisou-se a construção da identidade da formação continuada no Brasil e como ela é, hoje, percebida por professores da educação básica, a partir da narrativa sobre suas experiências, obtidas via questionário online, e o paralelo com a literatura especializada. Identificaram-se possíveis causas-raiz, como a expansão do acesso à educação básica e o crescimento das licenciaturas, que exigiram formações compensatórias às lacunas da formação inicial. Ainda, outras características dos programas de formação continuada possivelmente contribuíram para a constituição de uma visão de “prática pela prática”, com modelos de formação verticalizadas e não dialógica com os ambientes de exercício da docência.

Biografia do Autor

Victor Augusto Both Eyng, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/Esalq) Licenciado em Letras pela Uniderp, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. Integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online (TICFORPROD) da UFAL. Especialista em Gestão Pedagógica junto ao Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas - FGV CEIPE e Consultor Pedagógico.

Camila Perez da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Doutora em Educação e Mestre em Sociologia pela UFSCar. Graduada em Ciências Sociais (UNESP), Pedagogia (UNINOVE) e Filosofia (UNIMES). Possui MBA em Gestão Escolar (USP). De 2020 a 2022, realizou estágio pós doutoral no Departamento de Educação (Ded) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como gestora educacional nas prefeituras de São Carlos/SP e Araras/SP, como Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos/SP e, Professora Associada do Instituto PECEGE/USP. É membro do grupo de estudos em práticas educativas e formação de professores (GEPEFP) da UEMASUL, e do grupo de pesquisa em educação em direitos humanos, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Eyng, V. A. B. ., & Silva, C. P. da . (2024). A origem e a perenidade do discurso de alinhamento com a prática na formação continuada. Revista Profissão Docente, 24(49), 1–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1602