Educação física e os esportes paralímpicos: experiência de adaptação para as aulas do ensino médio

Autores

  • Mayla dos Santos de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Brasil
  • Larissa Beraldo Kawashima Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1591

Palavras-chave:

Escola, Modalidades paralímpicas, Proposta pedagógica, Educação Física

Resumo

Os esportes paralímpicos são uma ferramenta muito importante de inclusão para sociedade, destacando-se no ambiente escolar como conteúdos da educação física. O objetivo deste relato de experiências é apresentar uma unidade didática aplicada para turmas do ensino médio integrado ao técnico em secretariado do Instituto Federal de Mato Grosso, bem como a avaliação da proposta pedagógica feita pelos estudantes participantes da pesquisa. A pesquisa foi dividida em três etapas: construção da proposta pedagógica; intervenção; e avaliação. A proposta buscou refletir sobre a inclusão social de pessoas com deficiência, trazendo o contexto histórico do esporte paralímpico, a sua importância, as diferentes modalidades, apresentou atletas paralímpicos e propôs aos estudantes analisarem os espaços da instituição e a possibilidade de mobilidade da pessoa com deficiência. Contribuiu com a formação dos estudantes, que futuramente poderão ser profissionais atuantes nas diferentes áreas da sociedade, pensando políticas públicas, colaborando com a reabilitação e educação para pessoas com deficiência.

Biografia do Autor

Mayla dos Santos de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Brasil

Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo IFMT - Cuiabá, acadêmica do programa de Pós - Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFMT. Integrante do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante – GEPEFEP.

Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2002), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2004), Especialização em Educação Física Escolar pela CEUCLAR (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. É docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF com polo na Faculdade de Educação Física da UFMT. É líder do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante - GEPEFEP.

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Oliveira, M. dos S. de ., & Kawashima, L. B. . (2024). Educação física e os esportes paralímpicos: experiência de adaptação para as aulas do ensino médio. Revista Profissão Docente, 24(49), 1–23. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1591