Os impactos da proposta em curso da BNC formação de professores - tempos difíceis da formação dos docentes

Autores

  • Lia Batista Machado Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara
  • Maria Célia Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1554

Palavras-chave:

Formação de Professores, BNC-Formação, Neoliberalismo, BNCC, Pedagogia

Resumo

O presente trabalho emergiu da disciplina Gestão e Organização do Sistema Educacional, cursada no módulo: “Políticas de formação e trabalho docente no contexto da gestão da educação e da escola, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). O artigo propõe analisar os impactos da proposta em curso da Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC- Formação), aprovada pela Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019, e apresentar as possíveis formas de resistências, conforme defesa da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), bem como diversos outros estudiosos da área. Configura-se como um estudo exploratório, delineado pela pesquisa bibliográfica e documental.  Os resultados indicaram que as políticas atuais de formação de professores apresentam uma orientação influenciada pelo neoliberalismo, esvaziada teoricamente, tecnicista e voltada ao  aprender a fazer, alijando o professor do saber teórico, da autonomia e do pensamento crítico.

Biografia do Autor

Lia Batista Machado, Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara

Pedagoga. Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento. Psicanalista Clinica. Especialista em Neuropsicopedagogia. Estudante do do Projeto OBEDUC (Nº 15756) -UFU. Atual coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara do Programa Mais Educação.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). É professora do Curso de Pedagogia e Licenciaturas no Instituto de Ciências Humanas do Pontal. É docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu na Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e na Faced, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Batista Machado, L., & Borges, M. C. (2023). Os impactos da proposta em curso da BNC formação de professores - tempos difíceis da formação dos docentes. Revista Profissão Docente, 23(48). https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1554