Paulo Freire e desenvolvimento profissional docente: movimento das pesquisas em 20 anos

Autores

  • Lilian Moreira Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB / Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1548

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Paulo Freire, Estado da arte

Resumo

Este artigo, de abordagem qualitativa e caracterizado como “Estado da Arte”, objetivou analisar teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação, no período compreendido entre 1999 a 2019. A busca foi desenvolvida tendo como base os descritores: “Paulo Freire” e “Desenvolvimento Profissional Docente-DPD”. Essa busca implicou no encontro de trinta e três (33) pesquisas, selecionadas dezoito (18) para análise em sua integralidade. Os dados revelaram uma precária produção sobre DPD no Brasil, especificamente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, em um período de 20 anos. São inexistentes publicações que discutam o desenvolvimento profissional em uma perspectiva freireana, neste período temporal. As pesquisas analisadas destacam elementos essenciais que compõem o DPD, como: a formação continuada, a autonomia docente, a condição de trabalho, a valorização, a parceria entre escola e universidade etc. Embora tragam abordagens de pontos de vistas distintos, todas convergem na defesa do DPD.

Biografia do Autor

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)- Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Integra o Programa Coletivo Paulo Freire. E-mail: lmcruz@uesc.br

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB / Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Amargosa/BA  e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga/BA (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB. E:mail: lucia.trindade@uesb.edu.br

Referências

AGUIAR, C. R. de. Desenvolvimento profissional dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições da formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade da região de Joinville: Joinville/SC, 2013.

ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015, define as Diretrizes

Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura,

cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2 jul. 2015.

BRASIL. República Federativa. Emenda Constitucional n. 95. 15 de dezembro de 2016a. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2016.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 2 de julho de 2019 – altera a resolução a CNE/CP nº 2, de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2019.

DEBALD, B. S. As trajetórias de desenvolvimento profissional dos docentes nas instituições de ensino superior privado (IESP) do extremo oeste do Paraná. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos: São Leopoldo/RS, 2014.

DIAS, I. R. Contribuições do mestrado profissional em ensino de ciências para o desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos: São Carlos/SP, 2018.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso: 30 jul. 2022.

FERREIRA, L. G. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos: São Carlos/SP, 2014.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento Profissional Docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva, v. 11, p. 1-18, Viçosa/ MG, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326. Acesso: 01 de julho de 2021.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional docente: cotidiano e aprendizagem da docência de professores iniciantes. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 6, p. 58-80, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/508/255. Acesso em: 20 out. 2021.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional e a carreira docente brasileira: diálogos com professores da educação básica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023 (no prelo).

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, P. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Tradução de Lilian Lopes Martins. 39. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, 69ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Educação e política. Organização: Ana Maria de Araújo Freire. 5. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor.12. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GAMA, R. P. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas: Campinas/ SP, 2007.

GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios / Coordenado por Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. Brasília: UNESCO, 2009.

GERBASI, L. B. Impacto do pensamento de Paulo Freire nas Pesquisas de Pós - graduação no Brasil (1987 - 2010). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas: Campinas/SP, 2013.

GRAZIOLA JÚNIOR, P. G. Sentidos da formação continuada na trajetória profissional de docentes: experiências formativas envolvendo universidade e escola. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos: São Leopoldo/RS, 2016.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora,1992. p. 31-61.

LEIRIAS, C. M. Desenvolvimento profissional docente na interlocução Universidade e Escola de Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS: Porto Alegre, 2017.

LIMA, F. J. de. Desenvolvimento profissional docente e modos de interação no planejamento das atividades do PIBID/matemática. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Metodista de Piracicaba: Piracicaba/SP, 2018.

LÜDKE, M.; MOREIRA, A. F. B.; CUNHA, M. I. da. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. Educação e Sociedade, ano XX, n. 68, dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/K8FKNNh9jzdjqzMfbSxBd4H/abstract/?lang=pt. Acesso: 23 jun. 2022.

MAIA, J. de O. Investigando o desenvolvimento profissional docente em Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo: São Paulo/SP. 2017.

MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo - Revista das Ciências da Educação, n. 8, jan./abr. 2009, p. 7-22.

MIGLIORANÇA, F. Programa de Mentoria da UFSCar e desenvolvimento profissional de três professoras iniciantes. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos: São Carlos/SP. 2010.

MONTALVÃO, E. C. O desenvolvimento profissional de professoras iniciantes mediante um grupo colaborativo de trabalho. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos: São Paulo/SP. 2008.

NASCIMENTO, W. E. Desenvolvimento profissional de Professores de física: um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Física Gleb Wataghin. Universidade Estadual de Campinas: Campinas/SP. 2019.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1992.

NÓVOA, A. Os desafios e o presente dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2014, p. 13-34.

OLIVEIRA, T. B. de. O golpe de 2016: breve ensaio de história imediata sobre democracia e autoritarismo. Historiæ, v.7, n. 2, 191–232, Rio Grande/RS, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/6726 Acesso em: 30 jun. 2021.

OLIVEIRA, A. P. de. Formação continuada e desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Ouro Preto: Mariana/MG, 2018.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, J. (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Portugal: Porto Editora, 2009. p. 221-284.

PEREIRA, D. N.; MUENCHEN, C. Um olhar para pressupostos Freireanos nas dissertações e teses no contexto da pedagogia. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5533. Acesso em: 3 set. 2023.

PETTERSSON, D.; MOLSTAD, C. E. Professores do PISA: a esperança e a realização da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 136, p.629-645, jul.-set., 2016.

ROGÉRIO, R. M. de F. Caminhos de professoras: o desenvolvimento profissional docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo: São Paulo/SP, 2008.

SANTOS, J. R. dos. Desenvolvimento profissional docente: um estudo sobre professores iniciantes da educação básica em situação de ausência de bem-estar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia: Salvador/BA, 2019.

SPILLER, L. K. P. C. Desenvolvimento profissional de professores de matemática de uma comunidade com práticas Investigativas: o caso do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas: Campinas/SP, 2016.

VINHAL, J. S. Traços convergentes e divergentes nas trajetórias profissionais de professores do ensino médio de uma escola particular. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais: Belo Horizonte/MG, 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Cruz, L. M., & Ferreira, L. G. (2023). Paulo Freire e desenvolvimento profissional docente: movimento das pesquisas em 20 anos. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–28. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1548