Evasão escolar no ensino técnico de nível médio em Administração: o que dizem os estudantes?

Autores

  • Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
  • Cecilia Leite dos Santos Tozzi Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
  • Guilherme Idelbrando Curado Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1538

Palavras-chave:

Evasão escolar, Educação profissional técnica de nível médio, Políticas Públicas de educação, Centro Paula Souza

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou os motivos que levaram os estudantes da ETEC Robert Kennedy evadirem-se do curso técnico de nível médio em administração, entre os anos de 2017 e 2021. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de levantamento quantitativo realizado na escola e de um questionário online com questões abertas e fechadas aplicado para os estudantes que se encontravam na condição de evadidos por ocasião realização da pesquisa. Os resultados mostram que os motivos da evasão da instituição investigada, por serem pessoais, variam desde problemas de saúde a conciliação de horários entre trabalho e estudo. Dentre outros aspectos, a escolha equivocada do curso ou a insatisfação em relação do curso de Administração por parte do estudante ou dificuldade de adequação ao modelo presencial remoto em razão da pandemia influenciaram na evasão escolar na ETEC Robert Kennedy.

Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Líder do grupo de Pesquisas (CNPq), Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores. 

Cecilia Leite dos Santos Tozzi, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professora do Técnico de Nível Médio em Administração do Centro Paula Souza (CPS). 

Guilherme Idelbrando Curado, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professor da Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo e do curso de Enfermagem da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Miranda, N. A. de, Tozzi, C. L. dos S. ., & Curado, G. I. . (2023). Evasão escolar no ensino técnico de nível médio em Administração: o que dizem os estudantes?. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–21. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1538