Implicações da escolarização para formação docente: das (im)pertinências epistemológico-didáticas às experiências relativos aos saberes geométricos

Autores

  • Fernanda Tüxen Azevedo Colégio Objetivo/Americana
  • Kleber Tüxen Carneiro Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Orly Zucatto Mantovani de Assis Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1532

Palavras-chave:

Formação Docente, Escolarização, Saberes Geométricos

Resumo

O artigo retrata um estudo no qual se cotejou as experiências escolares, tendo em vista seus efeitos para constituição da docência. Pari passu averiguou-se o contato com a Matemática/Geometria na escolarização. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sob uma abordagem narrativa. Enquanto procedimento para a coleta das fontes orais empregou-se entrevistas semiestruturadas e a triangulação na qualidade de método para análise dos dados. Contou-se com a participação de 12 pedagogas. A iniciativa (epistêmica) facultou compreender, em síntese, a existência de uma variação de idade significativa entre as participantes. Além disso, os dados encontrados refletiram a tendência à feminilização do magistério. Constatou-se, ademais, cuja maioria das entrevistas serem provenientes do ensino público, com algumas exceções. Ao descreverem o processo de escolarização, fica manifesto corresponder a uma perspectiva tradicional de ensino. Por outro lado, alguns projetos didáticos somados a algumas ações afetivas relatadas, foram capazes de mitigar os efeitos contraproducentes de um ensino conteudista. Depreendeu-se ainda, a existência de uma expressiva rejeição em relação à matemática. Relativo à experiência escolar relacionada à geometria, verificou-se à ausência de lembranças concernentes ao conhecimento geométrico.

Biografia do Autor

Fernanda Tüxen Azevedo, Colégio Objetivo/Americana

Graduada em Pedagogia e Matemática. Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP, Brasil.  Coordenadora do Colégio Objetivo/Americana.

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física e Pedagogia, especialista em Pedagogia do Movimento, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. No momento desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto a Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com enfoque epistemológico sob os seguintes eixos temáticos: Teoria do Jogo; Estudos sobre Memória e constituição da Cultura Lúdica; Aspectos Didáticos do ensino; Estudos sobre a(s) Infância(s) e a Educação Infantil e Pesquisas Históricas em Educação/Educação Física. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) atua como docente no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós Graduação (Mestrado Profissional) em Educação da mesma instituição. Coordena o GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física.

Orly Zucatto Mantovani de Assis, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação). Atualmente é professora colaboradora e coordenadora do Laboratório de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Azevedo, F. T. ., Carneiro, K. T. ., & Assis, O. Z. M. de . (2023). Implicações da escolarização para formação docente: das (im)pertinências epistemológico-didáticas às experiências relativos aos saberes geométricos. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–34. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1532