PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Vania Maria de Oliveira Vieira Universidade de Uberaba
  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.974

Resumo

Este artigo trata de um estudo bibliográfico realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube, acerca das pesquisas desenvolvidas com foco nas temáticas, práticas pedagógicas e formação de professores, a partir da teoria das representações sociais como referencial teórico-metodológico. Apresenta 9 pesquisas realizadas nos últimos 5 anos, com destaque para seus objetivos, resultados e contribuições para a educação. As análises mostram que a temática práticas pedagógicas, inseridas no contexto da formação docente, necessita ainda ser mais bem trabalhada. Além de se mostrar numa relação estreita com o processo ensino-aprendizagem, evidencia também tensões no campo da formação, influenciando de modo significativo a forma de o professor planejar e organizar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino, avaliar o processo ensino-aprendizagem e relacionar-se com os alunos.Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Formação de Professores; Representações Sociais.

Biografia do Autor

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e professora nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Medicina. Atuou como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba de 1984 a 2014. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, avaliação escolar, portfólio, promoção a saúde e ensino de tempo integral. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação ? CIERS-Ed. Membro do O PIBIC/UNIUBE - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Coordenadora do Subprojeto do PIBID Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola. Membro do corpo editorial do Periódico: Revista Profissão Docente (Online). É líder do GEPRESPE ? Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem. Integra o GEPIDE ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento & Educação. Desenvolve pesquisas no campo da educação a partir de estudos relacionados ao Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: processo ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas (planejamento, estratégias, avaliação, relação professor-aluno), ensino de tempo integral, adolescência e orientação sexual.

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Mestrado em Educação), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos da mesma universidade, coordenadora de Projeto do Programa Observatório da Educação.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e desenvolvimento profissional docente, ensino de matemática, ensino de teoria dos números,matemática na licenciatura e na educação básica, educação a distância.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Vieira, V. M. de O., & Resende, M. R. (2015). PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Profissão Docente, 15(32). https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.974

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>