Algumas considerações sobre a ética habermasiana, a Teoria de Piaget e a formação ética do pedagogo no Brasil.

Autores

  • Bruna Assem Sasso UNESP - Univ. Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.913

Resumo

Este trabalho é de natureza bibliográfica, cujos objetivos foram, a partir da Teoria Cognitiva de Piaget, procurar entender qual o real sentido da "ética discursiva" que Habermas releva para, então, traçar aproximações e/ou distanciamentos entre eles. Além disso, também se buscou situar a formação ética do pedagogo, a fim de, sobretudo, discutir a aplicabilidade das referidas teorias na realidade da formação do educador. Conjecturou-se apresentar a Teoria Cognitiva de Piaget numa visão dinâmica e dialógica, principalmente em relação à linguagem, o que, por sua vez, não pôde garantir uma total convergência com a ética habermasiana. Por fim, destaca-se a necessidade de se vivenciar a ética nos Cursos de Pedagogia, compreendendo-a como fato crucial para uma formação qualitativa.

Biografia do Autor

Bruna Assem Sasso, UNESP - Univ. Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP - Univ. Estadual Paulista, campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências. Também é membro do GEPEGE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Sasso, B. A. (2015). Algumas considerações sobre a ética habermasiana, a Teoria de Piaget e a formação ética do pedagogo no Brasil. Revista Profissão Docente, 15(32). https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.913

Edição

Seção

Artigos