ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: QUEM SÃO OS PROFESSORES-COLABORADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Autores

  • Ana Paula Facco Mazzocato Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.910

Resumo

Este estudo objetivou conhecer e analisar quem são os professores-colaboradores (PC) do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Justificamos a realização desse estudo pela importância de destacar quem são os PC da educação básica no ECS em Educação Física, em especial no CEFD/UFSM. Caracterizamos a metodologia como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. As informações foram obtidas por um questionário e as interpretações das respostas realizadas pela análise de conteúdo. Participaram 22 professores da educação básica que se prontificaram a ser PC. Concluímos que os elementos emergidos permitem inferir que as características pessoais e profissionais dos PC podem e, com certeza, irão influenciar na forma de relacionamento com o seu estagiário e consequentemente nas práticas exercidas. Essa conclusão aponta a necessidade de discussões sobre quem são os PC nos ECS.Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Estágio Curricular Supervisionado. Professor-colaborador.

Biografia do Autor

Ana Paula Facco Mazzocato, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Educação (UFSM).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

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Publicado

2015-11-11

Como Citar

Mazzocato, A. P. F., & Krug, H. N. (2015). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: QUEM SÃO OS PROFESSORES-COLABORADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?. Revista Profissão Docente, 15(32). https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.910

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