Professor, interlocutor do futuro? Reflexões sobre a concepção de projeto na profissão docente

Autores

  • CRISTIANA CARNEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • SANDRA KORMAN DIB PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.902

Resumo

O presente artigo discute projeto de vida como ponto fundamental para o exercício consciente da experiência docente. A concepção de futuro implicada na perspectiva da trajetória profissional ganha destaque em relação à profissão docente já que professores não estão apenas implicados em sua própria trajetória, mas são agentes mediadores da trajetória de outros. Discute as mudanças no mundo do trabalho e sua implicação para a experiência docente. Apresenta o conceito de projeto como colonização do futuro. Por fim, o texto apresenta perspectivas possíveis para o delineamento de ações comprometidas com a participação e a transformação social a partir da reflexão da trajetória de vida.

Biografia do Autor

CRISTIANA CARNEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federaldo Rio de Janeiro (1992), especialização em psicanálise pelaUniversidade Santa Úrsula (1997)mestrado em Psicologia Clínica pelaPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado emPsicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foiprofessora do curso de Especialização em Psicanálise da AssociaçãoUniversitária Santa Ursula e do Instituto Superior de Educação do Rio deJaneiro até 2009. Atualmente é professora adjunta da faculdade deeducação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora doNIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa para a Infância eAdolescência Contemporâneas).

SANDRA KORMAN DIB, PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Pedagogia (1981) pela Faculdade de Ciências e Letras Tuiuti, graduação em Jornalismo (1986) e Psicologia (1996) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado (2000) e doutorado (2007) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ministra aulas na Pós-graduação em Comunicação e Imagem e na graduação com as disciplinas: Trocas Profissionais, Planejamento de Vida Profissional e Criação de Projetos Culturais, além de orientar Projetos Experimentais em Jornalismo, Publicidade e Cinema (monografias e projetos de conclusão de curso). É supervisora da Divisão de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UFRJ com o projeto de estágio Psicologia em Novos Contextos e orientadora da Insight, Empresa Jr. de Psicologia e do Núcleo de Empresas Juniores da UFRJ. Coordenou os Laboratório de Projetos Profissionais e Projetos Culturais da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998-2008) e o Ensino de Empreendedorismo na PUC-Rio (2002-2006). Atou como consultora da Incubadora Cultural do Instituto Gênesis da PUC-Rio com ênfase em Empreendedorismo de Interesse Cultural/Social. É também professora-associada do Programa de Fomento y Desarrollo del Emprendimiento EMPRENDO Maestria Internacional da Universidad de Santiago de Compostela - Espanha / Universidad de Concepción / Univesidad de La Frontera Chile. Tem experiência nas áreas de Comunicação Social, Psicologia Social e Institucional e do Desenvolvimento. Seus interesses na produção científica, pedagógica e clínica compreendem os seguintes temas: inserção e desenvolvimento profissionais e as singularidades dos itinerários contemporâneos; criação de projetos profissionais e empreendimentos; estudos setoriais em Comunicação Social, Empreendedorismo e Inovação.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

CARNEIRO, C., & DIB, S. K. (2015). Professor, interlocutor do futuro? Reflexões sobre a concepção de projeto na profissão docente. Revista Profissão Docente, 15(32). https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.902

Edição

Seção

Artigos