TECNOLOGIA E CURRÍCULO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA EMEF “JOSÉ BENIGO GOMES”

Autores

  • Adriana de Oliveira Hansen Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) - Campus Paranaíba Faculdades Integradas Urubupungá (FIU)
  • Fabrício Antonio Deffacci Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Lucélia Tavares Guimarães Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.898

Resumo

Diante da necessidade de um currículo que favoreça as novas demandas educacionais da sociedade contemporânea, este artigo teve como objetivo analisar a inserção da tecnologia educacional no currículo escolar da EMEF “José Benigo Gomes”, do Distrito Bandeirantes D’Oeste. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir das análises de Gimeno Sacristan (2000, 2003), Gómez (2011), Morin (2000) e Delors (2010), e uma pesquisa documental, tendo como objeto de estudo o currículo da escola em questão. Identificou-se que as propostas curriculares adotadas pela EMEF “José Benigo Gomes”, Programa “Ler e Escrever” no ensino de 1ª a 4ª série e Programa “São Paulo Faz Escola” no ensino de 5ª a 8ª série/ano contemplam o estudo das tecnologias como fundamental para Educação Básica.Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Desafios Educacionais; Currículo. 

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Hansen, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) - Campus Paranaíba Faculdades Integradas Urubupungá (FIU)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), especialista em Docência no Ensino Técnico e Superior pelas Faculdades Integradas Urubupungá (FIU), especialista em EAD pela Faculdade Interativa COC, especialista em Gestão Empresarial e Controladoria e bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Urubupungá (FIU). Docente das Faculdades Integradas Urubupungá, atuando nas áreas de Gestão Estratégica e Produção e coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP.

Fabrício Antonio Deffacci, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2005). Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008). Doutorado em Ciências Sociais (2012) pela UNESP/Araraquara. Experiência em pesquisa teórica nas Ciências Sociais: 1) no âmbito da Sociologia enfoque na Sociologia do Conhecimento; 2) na Teoria Política enfoque na questão dos intelectuais. Destaca-se também a interface entre as duas áreas, demarcando os estudos realizados no campo da Sociologia Política. Atualmente atua na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS): coordenador do curso de Ciências Sociais, docente do Curso de Ciências Sociais, docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação e docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos.

Lucélia Tavares Guimarães, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2002) e Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em educação:currículo pela PUCSP (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Currículo e Metodologia Cientifica. Integrante do Grupo de Pesquisas em Políticas Educacionais e Currículo da PUC-SP. Professora Concursada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1983). Mestrado (1999) e Doutorado (2008) em EDUCAÇÃO - CURRÍCULO pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul., docente do Curso de Pedagogia e docente no Curso de Mestrado em Educação/UEMS e Mestrado Profissional Ensino em Saúde. Tem experiência como docente na área de Educação, da educação infantil ao ensino superior, educação especial, supervisão, coordenação e direção escolar, e gestão na educação superior como coordenadora de curso, chefe de núcleo e pró-reitora de ensino. Na educação Superior vem atuando e orientando nos seguintes temas: educação, currículo, cultura, violência escolar, educação especial, estudos étnico-raciais, com destaque para os temas: acesso e permanência de negros e indígenas, ações afirmativas, direitos humanos, gênero, diversidade e inclusão. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia - GEPEGRE/UEMS/CNPq. Voluntária no Posto de Assistência Chico Xavier no Conjunto Estrela Hori, em Dourados-MS

Referências

BLADES, David W.. Habilidades Básicas para o próximo século: desenvolvendo a razão, a revolta e a responsabilidade dos estudantes. In: SILVA, Luiz Heron (org.). Século XXI: Qual o conhecimento? Qual currículo? 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DELORS, Jacques. Um Tesouro a Descobri: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010.

GIMENO SACRISTÁN, José. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizada. In: GARCIA, Regina Leite; BARBOSA, Flavio Moreira. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafio. São Paulo: Cortez, 2003.

___, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Competência ou pensamento prático? A construção dos significados de representação e de ação. In: SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.

KRESS, Gunther. O ensino na era da informação: entre a instabilidade e a integração. In: GARCIA, Regina Leite; BARBOSA, Flavio Moreira. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafio. São Paulo: Cortez, 2003.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. “Currículo, conhecimento e cultura”. In: MOREIRA, Antonio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nov. 2006, p.83-111.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

NASCIMENTO, Adir Casaro; URQUIZA, A. H. Aguilara. Currículo, Diferenças e Identidades: tendências da escola indígena Guarani e Kaiowá. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, jan/jun. 2010.

SÃO PAULO (SP), Secretaria Municipal de Educação; Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares e proposições de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo I. São Paulo: SME, DOT, 2007.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. 1. Ed. atual. São Paulo: SE, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. “Currículo e identidade social: territórios contestados”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 190-207.

SUD MENNUCCI. EMEF “José Benigo Gomes”. Regimento Escolar. Sud Mennucci: EMEF “José Benigo Gomes”, 2008.

SUD MENNUCCI, Equipe local. Plano de Ação 2011 da EMEF José Benigo Gomes (Sud Mennucci). 7º Evento Formação para o Projeto UCA: Um Computador por Aluno. Campinas, Pedreira, Sud Mennucci: UCA-UNICAMP/NIED, 13. Ago. 2011.

SUD MENNUCCI. EMEF “José Benigo Gomes”. Matriz Curricular 2014. Sud Mennucci: EMEF “José Benigo Gomes”, 2014.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Hansen, A. de O., Deffacci, F. A., Guimarães, L. T., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2015). TECNOLOGIA E CURRÍCULO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA EMEF “JOSÉ BENIGO GOMES”. Revista Profissão Docente, 15(32). https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.898

Edição

Seção

Artigos