A UTILIZAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO GEONANDIA 3D NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria

Autores

  • Wanderley Pivatto Universidade Regional de Blumenau, SC

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.843

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada com estudantes de quarta série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema, Santa Catarina, sobre o tema geometria com a utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D. A pesquisa tem caráter qualitativo e um dos instrumentos utilizados para coleta de dados consistiu de um questionário. Para análise dos resultados, as ideias de Lara (2004), Gladcheff, Zuffi e Silva (2001) e as orientações dos PCN, nortearam com ênfase as colocações referentes a jogos educacionais e sua abordagem perante aos estudantes. A investigação foi dividida em dois momentos: no primeiro foi aplicado o jogo GEONÂNDIA 3D e no segundo momento ocorreu um feedback com os estudantes referente a utilização do jogo educativo e a forma abordada em sala de aula para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados evidenciam que, os jogos educacionais são ferramentas auxiliadoras indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem, devido à tentativa de agregar o lúdico para salas de aula e com isso tendem a ser mais agradáveis, instigando o estudante ao novo, auxiliando-os no desenvolvimento do raciocínio de maneira natural e ágil, com possibilidades de se tornar uma ferramenta auxiliadora no seu cotidiano escolar.  

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto, Universidade Regional de Blumenau, SC

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Referências

ALVARES, L. R. G. Game over: jogos eletrônicos e violência. Tese de Doutorado, 249f. Disponível em: <http://www.lynn.pro.br/pdf/teseparte1.pdf2004>. Acesso em 01 dez. 2013.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

AZEVEDO, G. Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de Física na escola básica. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2012.

BARBOSA, A. F.; SEXTON, K. B. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2011.

BETTIO, R. W.; MARTINS, J. Jogos Educativos aplicados a e-Learning: mudando a maneira de avaliar o estudante. 2003. Disponível em: < http://www.abed.org.br/2003/texto21.htm>. Acesso em: 10 dez. 2013.

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 3.ed.rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

CARLETTO, M. R. Avaliação de impacto tecnológico: reflexões, fundamentos e práticas. Curitiba: Editora UTFPR. Série Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica, 2011.

GLADCHEFF, A. P.; ZUFFI, E. M.; SILVA, D. M. Um Instrumento para Avaliação da Qualidade de Softwares Educacionais de Matemática para o Ensino Fundamental. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação VII WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. Ceará, 2001.

GRZESIUK, Mariana Dourado. O jornalismo cidadão na internet. Faculdade Assis Gurgacz,

Disponível em: <http://www.fag.edu.br/adverbio/artigos/artigo09%20-%20adv06.pdf.>

Acesso em: 29 de nov. 2013.

LANGWORTH, M., SHEAR, L., MEANS, B. A Terceira Alavanca: A Pesquisa Sobre o Ensino e a Aprendizagem Inovadora para Apoiar a Mudança Educacional em Nível de Sistema. In: OCDE. Inspirados pela Tecnologia, Norteados pela Pedagogia: uma Abordagem Sistêmica das Inovações Educacionais de Base Tecnológica. Santa Catarina: Centro de Pesquisa Educacionais e Inovação, 2010. p. 105-123.

LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2004.

MAGAGNIN, C. D. M. Importância das tecnologias computacionais: prós e contras dos jogos eletrônicos na formação do aluno. In: TOSCHI, M. S. (org.). Leitura na tela: da mesmice à inovação. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010.

PASINATO, G. O Computador na Sociedade do Conhecimento: uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. Campinas: São Paulo: UNICAMP/NIED, 2011.

PONTE, João Pedro da. Tecnologia de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de educación, n24, 2000, p. 63-90.Disponível em <http://www.rieoei.org/rie24a03.htm>. Acesso em: 19 out. 2013.

PIETROCOLA, M. Curiosidade e imaginação – os caminhos nas ciências, nas artes e no ensino. In: Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thompson, 2004

MERCADO, L. P. Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. Brasília: INEP, 2009.

RICARDO, E. C. E.C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, vol. 1, 2007.

SCHWARTZ, R. Realidade virtual e aumentada: uma abordagem tecnológica. Paraíba: Editora SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

SILVA, M. R. P. Elementos de Computação Gráfica utilizados em Jogos Digitais 2D. 2011. Disponível em: <http://www.dca.fee.unicamp.br/disciplinas/ia369/trabalhos/t3g1.pdf>. Acesso em: 10 de out. de 2013.

TAVARES, M. T. de S. Jogos Eletrônicos: educação e mídia. In: Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2006. Disponível em: <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario2/index2.htm>. Acesso em: 20 dez. 2013.

TERAMOTO, E.; ALMEIDA, A.; CORRÊA, H. Toth: jogo eletrônico para a aprendizagem da matemática. São Paulo: Universidade de São Paulo/ Escola Politécnica, 2008.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2007.

VALENTE, J. A. Por que o computador na educação? In: José A. Valente (org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp/Nied, 2003, p. 24-44.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

Pivatto, W. (2014). A UTILIZAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO GEONANDIA 3D NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria. Revista Profissão Docente, 14(30), 109–113. https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.843

Edição

Seção

Artigos