PRODUZIMOS O CONHECIMENTO QUE NOS PRODUZ UMA REFLEXÃO

Autores

  • Ana Paula Cabral Instituto Superior Politécnico Gaya – Portugal
  • Elaine Sampaio Araujo USP / UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v3i9.75

Resumo

Este artigo procura apresentar aos educadores uma reflexão sobre a relação com o conhecimento do ponto de vista escolar. Recorre ao estudo da origem das palavras com o objetivo de contextualizar, ainda que brevemente, o movimento conceitual pela qual tem passado não apenas o vocábulo, mas a prática a ele relacionada. Propõe-se a pensar a mudança em Educação como uma atividade que nos remete para a mudança de paradigmas - de como se ensina e de como se aprende, deparando-nos então, com a instituição escola nas suas funções e estruturas organizacionais. Por fim, defende a postura do professor como aquele que efetivamente "conduz e faz do ensino a sua profissão".

Biografia do Autor

Ana Paula Cabral, Instituto Superior Politécnico Gaya – Portugal

Doutora em Ciências da Educação pelaUniversidade de Aveiro (Portugal) e professora coordenadora do Centro de Formação e Valorização Pessoal e Profissional no Instituto Superior Politécnico Gaya – Portugal. É membro da Unidade de Investigação "Construção do ConhecimentoPedagógico nos Sistemas de Formação" e do CIDINE.

Elaine Sampaio Araujo, USP / UNIUBE

doutora em Educação e professora do quadro permanente do Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba. É também pesquisadora do Gepape / USP.

Downloads

Como Citar

Cabral, A. P., & Araujo, E. S. (2010). PRODUZIMOS O CONHECIMENTO QUE NOS PRODUZ UMA REFLEXÃO. Revista Profissão Docente, 3(9). https://doi.org/10.31496/rpd.v3i9.75

Edição

Seção

Artigos