A DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE BRASILEIRO: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?

Autores

  • Ildo Salvino Lira Universidade Federal da Paraíba, UFPB

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.625

Resumo

Neste artigo buscamos refletir sobre a desvalorização do trabalho docente, para isso recorremos a uma pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de analisarmos o que dizem os documentos oficiais produzidos a partir da Constituição Federal Brasileira sobre esse fenômeno. O estudo evidenciou que as reformas educacionais das últimas décadas têm atribuído centralidade a reorganização do trabalho docente sob o argumento da eficiência e eficácia da educação escolar. A atuação do movimento dos trabalhadores em educação vem repercutindo para efervescência desse debate na medida em que reivindica a implementação de políticas públicas que contemplem todos os profissionais mediante a garantia de condições de trabalho, salários dignos, formação, carreira, saúde e o resgate da valorização social do professor. Além da oferta de uma educação de qualidade para todos. Com o propósito de reverter esse quadro de desvalorização profissional é imprescindível a criação de um pacto federativo, através de um Sistema Nacional Articulado de Educação. Reduzindo as disparidades entre os entes federativos, e, portanto, que os mesmos recebam ajuda financeira e técnica a fim de impactar nas reivindicações históricas da categoria e na qualidade da educação escolar. Palavras–chave: trabalho docente; desvalorização do magistério; política educacional

Biografia do Autor

Ildo Salvino Lira, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutorando em educação pela UFPB na linha de política educacional. Mestre em educação pela UFPE ( 2012) na linha de politica, planejamento e gestão da educacional.Graduado em pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2007), pós-graduado em Desenvolvimento e Gestão da Capacidade Humana nas Organizações (2009) pela mesma Universidade. Atualmente atuo na supervisão escolar na Rede de ensino do Paulista, Faculdade Metropolitana (pós-graduação em coordenação e gestão escolar ) e Faculdade dos Guararapes( curso de pedagogia).

Referências

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. O movimento dos educadores e sua valorização: o que há de novo em anos recentes? In: Revista Brasileira de Política e Administração (RBPAE) /Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Porto Alegre: ANPAE, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, Diário Oficial da União, Brasília: v.135, nº 248, 23 dez 1996.

_______. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Diário Oficial da União, Brasília: nº 250, 26 dez. 1996.

_______. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

_______. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

_______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 28 de maio de 2009. Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO. Piso salarial profissional nacional do magistério: análise do Projeto de Lei n. 619/2007. Brasília, DF: CNTE, 2007. Disponível em: <http://www.cnte.org.br>. Acesso em: jul. 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. in: FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. - 9ª Ed- São Paulo, Cortez, 2004.

MAUÉS, O. Profissão e Trabalho Docente em Tempos de Reforma da Educação superior. In:GEMAQUE, R. M. O. LIMA, R. N.(Orgs.). Políticas Públicas Educacionais: o governo Lula em Questão. Belém: CEJUP, 2006.

MONLEVADE, João Antonio Cabral de.Valorização salarial dos professores : o papel do piso salarial profissional nacional como instrumento de valorização dos professores de Educação Básica Pública / João Antônio Cabral de Monlevade. – Campinas, SP: [s.n.], 2000.

OLIVEIRA, Dalilla Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. in: Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004.

RAMOS, Géssica Priscila. Entre a proposta e o pretexto da qualidade do ensino: uma leitura sobre os liames da valorização docente a partir do FUNDEF. -São Carlos: UFSCAR, 2008.

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

Lira, I. S. (2013). A DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE BRASILEIRO: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?. Revista Profissão Docente, 13(29), 63–72. https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.625

Edição

Seção

Artigos