EDUCAÇÃO E LEITURA NA ERA DIGITAL

Autores

  • Osvaldo Freitas de Jesus UNIUBE/UNIPAC

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.594

Resumo

Este artigo procura mostrar que a interpretação, etapa essencial do processo da leitura, responde pelo juízo crítico sobre o texto, mas ela mesma constitui apenas parte da leitura. A interpretação crítica é uma competência fundamental na vida da sociedade democrática, letrada e dependente do texto escrito. Diante da avalanche de textos produzidos na atualidade, a leitura, como um processo cognitivo complexo, tornou-se um grande desafio para a educação. A capacidade de discernir faz do leitor crítico aquele sujeito portador da dúvida metódica, da experiência de comparar elementos, da precaução para estabelecer veredicto e da capacidade de realizar novas combinações de sentido. INTERPRETAR é escolher de maneira fundamentada a melhor opção de significado.

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

de Jesus, O. F. (2013). EDUCAÇÃO E LEITURA NA ERA DIGITAL. Revista Profissão Docente, 13(27), 4–28. https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.594