GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E O ATUAL CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS POSSÍVEIS.

Autores

  • Everton Luiz Oliveira Universidade Federal de São Carlos - PPGEEs

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.540

Resumo

O presente estudo objetiva resgatar e refletir sobre fatos históricos ligados às Ginásticas apresentando o desenvolvimento de uma situação de ensino-aprendizagem relacionada a conteúdos gímnicos da cultura de movimento que integram o atual currículo de Educação Física do estado de São Paulo, a saber, as Ginásticas de Condicionamento Físico (GCF). O percurso de ensino e aprendizagem estruturou-se a partir de uma “situação de aprendizagem” dividida em quatro etapas complementares e desenvolvida com alunos da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental matriculados em uma escola estadual situada em município do interior paulista. A partir destas etapas os alunos se envolveram em atividades de pesquisa realizando, para este fim, seminários, visitas à academia de ginástica e entrevista com um profissional da área de fitness, ações que viabilizaram a confecção de um mural no pátio da escola e a elaboração/organização de uma aula de Ginástica Localizada com a intenção de ampliar o repertório de movimentos e gestualidades gímnicas e ressignificando aqueles movimentos, códigos e gestos já incorporados na e pela cultura de movimento destes alunos.

Biografia do Autor

Everton Luiz Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - PPGEEs

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Especialista em Educação Física para Prof. Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Educação Especial pela UFSCar e Doutorando pelo mesmo programa - PPGEES/UFSCAR. Atualmente é professor efetivo de Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial - GÉFYRA/UFSCAR.

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

Oliveira, E. L. (2013). GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E O ATUAL CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS POSSÍVEIS. Revista Profissão Docente, 13(29), 47–62. https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.540

Edição

Seção

Artigos