MAKARENKO O PEDAGOGO POETA

Autores

  • Margarita Victoria Rodríguez
  • Francely Aparecida dos Santos UNIMONTES
  • Karen Aguiar da Costa

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v2i5.53

Resumo

Anton Semionovitch Makarenko nasceu em 1888 na Ucrânia; filho de pintor de construção civil, foi uma das mais notáveis personalidades do mundo cultural da época e ainda hoje.Destacou-se simultaneamente como talentoso escritor, como pedagogo que abriu novas vias à ciência da educação e como pensador profundo. Professor e Pedagogo de formação, viveu na Rússia participando como profissional dos governos de Lênin e Stalin, administrando a Colônia Gorki e a comuna Dzerjinski, ambas destinadas à educação e formação de jovens delinqüentes e crianças abandonadas de guerra. Era um homem com grande capacidade comunicativa. Em seu trabalho pedagógico rejeitou a fórmula tradicional da educação e adotou o trabalho coletivo como princípio educativo, pois sua preocupação era formar os novos homens soviéticos, que eram preparados através de ginástica militar,jogos bélicos, desfiles e exercícios táticos. Makarenko buscava a formação de uma sociedade marxista ideal, sem lutas de classes, sem alienações e sem contradições, à basede solidariedade. O seu método de ensino era baseado na organização coletiva das atividades, onde todos (professores e alunos) assumiam obrigações; o professor tinha opapel político na formação do cidadão russo e esse trabalho exigia dedicação e responsabilidade social e não permitiam equívocos, tendo então, que ser muito bem planejado. Neste artigo fazemos uma relação das crianças e jovens delinqüentes atendidos por Makarenko com as crianças e jovens delinqüentes que hoje são atendidos em regimede internato no Brasil, em conformidade com a legislação e com os programas sociais. O trabalho educativo realizado por Makarenko, tinha como parceiros, além dos alunos, as famílias deles.

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Como Citar

Rodríguez, M. V., Santos, F. A. dos, & Costa, K. A. da. (2012). MAKARENKO O PEDAGOGO POETA. Revista Profissão Docente, 2(5). https://doi.org/10.31496/rpd.v2i5.53

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