Uso das TIC em escolas de computação: relações entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem.

Autores

  • Gilmar Luiz Borba Centro Universitário UNA
  • Áurea Guimarães Thomazi Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.526

Resumo

O presente artigo aborda as relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação. A questão central se insere em uma problemática em torno da utilização das TIC nas práticas educacionais em escolas destinadas ao ensino da computação. Trata-se do relato de parte de um estudo que teve por objetivo compreender as relações existentes entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas técnicas junto a um grupo de alunos de um Curso de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O relato aqui apresentado trata da análise quantitativa do referido estudo, e se apóia em autores como: Castells (1999), Dowbor (2001), Lèvy (1996), Oliveira et all (2004), Ribeiro (2007) e Silva (2006). Os resultados desta pesquisa nortearam pistas indicadoras que podem contribuir para a redução da distância entre o que é apreendido na sala de aula e a sua aplicação na sociedade.

Biografia do Autor

Gilmar Luiz Borba, Centro Universitário UNA

Gilmar Luiz de BorbaÚltima Titulação: MestradoEndereço para acessar CV:http://lattes.cnpq.br/5844092895082552Endereços:Campus Barro PretoRua Goitacazes, 1159,Bairro Barro PretoBelo Horizonte - MG(31) 3508-6600CEP 30190-051

Áurea Guimarães Thomazi, Centro Universitário UNA

Áurea Regina Guimarães Thomaziaureagt@gmail.comEndereço para acessarCV: http://lattes.cnpq.br/4280373368659152Última Titulação: DoutoradoEndereço:Rua Aimorés, 1451,Bairro LourdesBelo Horizonte - MG(31) 3235-7300CEP 30140-071

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Publicado

2012-12-28

Como Citar

Borba, G. L., & Thomazi, Áurea G. (2012). Uso das TIC em escolas de computação: relações entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem. Revista Profissão Docente, 12(25), 41–59. https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.526

Edição

Seção

Artigos