O MST POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE ENREDAMENTO DA AÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Álcio Crisóstomo Magalhães Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.476

Resumo

Este artigo objetiva questionar alguns dos novos aspectos da sistemática de enfrentamento empreendida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nas últimas décadas do século XX e nas primeiras do XXI, em especial, a luta que se convencionou denominar de educação do campo. Uma concepção de escolarização exclusiva para militantes das organizações campesinas, que há uma década vem se materializando no Brasil através da chamada Pedagogia da Terra. Uma licenciatura em Pedagogia que visa formar professores para atuar com educação básica em assentamentos de reforma agrária. Busca-se compreender, a partir do estudo de tal experiência formativa, o fenômeno da institucionalização dos movimentos sociais e seus reflexos sobre ação dos sujeitos sociais.

Biografia do Autor

Álcio Crisóstomo Magalhães, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciado em Educação Física, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG, Doutorando em Educação pela Faculdade de EducaçãoUFG

Referências

<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; tab-stops: 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">ALVES, Wanderson F., Quando ensinar n&atilde;o &eacute; o mais importante. Revista Olhar de Professor, n.10, v. 1, p. 159-178, 2007, </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; tab-stops: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></strong></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; tab-stops: 0cm; mso-outline-level: 1;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">ARENDT, Hannah, A condi&ccedil;&atilde;o humana, Rio de Janeiro: Forense, 2001</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; tab-stops: 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; tab-stops: 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman;">______________, Entre o passado e o futuro, S&atilde;o Paulo: Perspectiva, 2007<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp;&nbsp; </span></strong></span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="mso-spacerun: yes;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CALDART, Roseli Salete, Intencionalidades na Forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo: Reflex&otilde;es desde a experi&ecirc;ncia do curso &ldquo;Pedagogia da Terra&rdquo; da Via Campesina, In Cadernos do ITERRA, Pedagogia da Terra, Ano II, N&ordm; 6 &ndash; Dezembro de 2007<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span>p. 9 a 52</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></strong></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">____________________, Pedagogia do movimento Sem Terra: escola &eacute; mais do que escola. Petr&oacute;polis, RJ: Vozes, 2000</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman;">CRUZ, Jos&eacute; Adelson da, O movimento social e a escola: Da cria&ccedil;&atilde;o passada &agrave; inven&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria. EccoS, S&atilde;o Paulo v. II, n&ordm; I, p. 57 &ndash; 75, jan/jun. 2009.<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">___________________, O pulso ainda pulsa? Movimentos sociais, cultura pol&iacute;tica e educa&ccedil;&atilde;o em tempos sombrios. In: ANPED &ndash; CENTRO OESTE - 9&ordm; Encontro de Pesquisa em Educa&ccedil;&atilde;o da ANPED &ndash; Centro Oeste, 2008, Bras&iacute;lia, Anais...Taguatinga: UCDB &ndash; ISBN 978-85-98843-77, p. 105 a 122-</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; mso-outline-level: 1;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">FRIGOTTO, Gaud&ecirc;ncio, Educa&ccedil;&atilde;o e a crise do capitalismo real. S&atilde;o Paulo: Cortez, 1996.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">GOHN, Maria da Gl&oacute;ria, M&iacute;dia, Terceiro setor e MST: impactos sobre o futuro das cidades e do campo &ndash; Petr&oacute;polis, RJ: Vozes, 2000. </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">___________________, Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globaliza&ccedil;&atilde;o &ndash; S&atilde;o Paulo: Cortez, 1997</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">GRAMSCI, Ant&ocirc;nio, Concep&ccedil;&atilde;o dial&eacute;tica da hist&oacute;ria, 8&ordm; ed. Rio de Janeiro: Civiliza&ccedil;&atilde;o Brasileira, 1989. </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-size: 10pt;"><span style="font-family: Times New Roman;">&nbsp;</span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">MAGALH&Atilde;ES, &Aacute;lcio Cris&oacute;stomo, Terra, escola e educa&ccedil;&atilde;o: a novidade na marcha do MST &ndash; Goi&acirc;nia: UFG, 2009. (Disserta&ccedil;&atilde;o de mestrado)</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-size: 10pt;"><span style="font-family: Times New Roman;">&nbsp;</span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; mso-outline-level: 1;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">M&Eacute;SZ&Aacute;ROS, Istvan. O desafio e o fardo do tempo hist&oacute;rico. S&atilde;o Paulo, Boitempo, 2007</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; mso-outline-level: 1;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">PESSOA, Jadir de Morais, A revanche camponesa, Goi&acirc;nia, Editora da UFG, 1999</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">PESSOA, Jadir de Morais; CRUZ, Jos&eacute; Adelson da, Ruralidades, saberes e sentidos da escola no meio rural. Goi&acirc;nia: UFG, 2007. 41 p. (Relat&oacute;rio Final de Pesquisa)</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">&nbsp;</span></strong></p><p class="MsoEndnoteText" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: x-small;">&nbsp;</span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: x-small;">&nbsp;</span></p>

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

Magalhães, Álcio C. (2012). O MST POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE ENREDAMENTO DA AÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Revista Profissão Docente, 11(24), 7–23. https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.476

Edição

Seção

Artigos