PRÁTICAS CULTURAIS DA LEITURA E FORMACAO DE PROFESSOR NOS MEMORIAIS DE FORMACAO.

Autores

  • Araujo Castilho Teno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.469

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que procura focalizar a relação da leitura e da formação de professores. A preocupação com a temática (leitura e formação)  tem sido um dos focos de estudo do Grupo de Estudos Memórias de Professores, Identidade e Cultura-GEMFIC, vinculado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares-NEI. O objetivo deste texto é o de conhecer que relação os alunos/professores em formação estabelecem com as práticas culturais de leitura enquanto leitor e as implicações dessa prática para sua formação. Os dados apresentados foram obtidos por meio do conteúdo dos memoriais registrados neste trabalho em forma de narrativas memoristicas. Trata de uma pesquisa qualitativa com a contribuição do método de Análise de Conteúdo, para fundamentar os achados. Foram analisadas três narrativas memoristicas e dentre outras categorias concentramos na importância do sujeito-leitor e as contribuições dessa leitura na vida profissional. O estudo permitiu a reflexão sobre a formação dos professores enquanto sujeitos-leitores em constituição de uma prática pedagógica baseada numa reestruturação e compreensão de si mesmo

Biografia do Autor

Araujo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Neide Araújo Castilho Teno, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, graduada em Letras Português e Inglês (Licenciatura Plena) e  em Pedagogia. Mestre em Linguística e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  Atua nas áreas de pesquisa- Linguística e Educação, com temas envolvendo estudos relacionados à Linguística (lexico, regionalismo e arcaísmos).Desenvolve pesquisas   na área de Educação nos seguintes temas: formação de professores, abordagens autobiográficas, narrativas/ memoriais de formação de professores.  Em-Mail-cteno@uol.com.br

Referências

<p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">ABRAHAO,M. H. M. B.Memoriais-um dispositivo autobiogr&aacute;fico voltado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o, como fonte de investiga&ccedil;&atilde;o pessoal e social.Pref&aacute;cio.In:<span style="mso-bidi-font-style: italic;">PASSEGGI,M.da C.&amp;BARBOSA, T. M. N.B. (orgs).<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Mem&oacute;rias , memoriais:pesquisa e forma&ccedil;&atilde;o docente</strong>.S&atilde;o Paulo:Paulus, 2008.p.9-13.</span></span></span></p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">ANDR&Eacute;, M. E. D. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Pesquisa em educa&ccedil;&atilde;o: buscando rigor e qualidade</strong>. Cadernos de Pesquisa. S&atilde;o Paulo, n&ordm; 113, jul. 2003, 51-64.<strong></strong></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">BAGNO, M<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">. Preconceito Ling&uuml;&iacute;stico.</strong> O que &eacute;, como se faz.S&atilde;o Paulo: edi&ccedil;&otilde;es Loyola, 2006.</span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;"><span style="color: black;">BRASIL, Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e do Desporto. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Par&acirc;metros Curriculares Nacionais</strong>. Ensino M&eacute;dio. Bras&iacute;lia, MEC, SEMTEC, 2002.<br /></span>BARDIN, L. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-style: italic;">An&aacute;lise de Conte&uacute;do</span></strong>. Lisboa: Edi&ccedil;&otilde;es 70, 2009.<span style="color: #333333; mso-ansi-language: PT;" lang="PT"> </span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CERTEAU, M. de.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-style: italic;">A Inven&ccedil;&atilde;o do Cotidiano</span>:</strong> artes de fazer.Petr&oacute;polis, RJ: Vozes, 1994.Vol.01.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CHARTIER, R <strong>A hist&oacute;ria cultural: </strong>entre pr&aacute;ticas e representa&ccedil;&otilde;es. Lisboa,</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">Portugal: Difel, 1990.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CHARTIER, A.-M.; H&Eacute;BRARD, J. <span style="mso-bidi-font-weight: bold;">Discursos sobre a leitura &ndash; 1880-1980.</span>S&atilde;o Paulo: &Aacute;tica, 1995</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CHARTIER, Roger. <span style="mso-bidi-font-style: italic;">A aventura do livro</span>: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes.S&atilde;o Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado de S&atilde;o Paulo, 1999.</span></p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CHARTIER, R .<strong>Cultura escrita, literatura e hist&oacute;ria</strong><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.</strong> Porto Alegre: ARTMED, 2001.</span></p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CORDEIRO,V.M.R.Com quantas historias se faz um leitor?In:SOUZA,E.C.e MIGNOT,A,C.V.(orgs).<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Historias de vida e forma&ccedil;&atilde;o de professores</strong>.Rio de Janeiro:Quartet:FAPERJ,2008.p197-211.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">GATTI, B. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Estudos quantitativos em educa&ccedil;&atilde;o<span style="font-weight: normal;">. <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Educa&ccedil;&atilde;o</span></span><span style="font-weight: normal; mso-bidi-font-style: italic;"> e Pesquisa, </span></strong>v.30, n.1, jan./abr. 2004, p.11-30.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">GUEDES-PINTO, A. L. <strong>Rememorando trajet&oacute;rias da professora alfabetizadora</strong>: a leitura como pr&aacute;tica constitutiva de sua identidade e forma&ccedil;&atilde;o profissional. Campinas: Mercado de Letras; S&atilde;o Paulo: Fapesp, 2002.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">______. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Percursos de letramento em narrativas de professores</strong>: subs&iacute;dios para a reflex&atilde;o sobre a forma&ccedil;&atilde;o inicial. <strong>Horizontes</strong>.Bragan&ccedil;a Paulista:Edusp,jul/dez, v. 24, n. 2, 2006.</span></p><p class="bibliografia" style="text-align: left; text-indent: 0cm; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-outline-level: 1;" align="left"><span style="mso-bidi-font-size: 12.0pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">JOSSO, M-C .<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Experi&ecirc;ncia de vida e forma&ccedil;&atilde;o</strong>. S&atilde;o Paulo: Cortez, 2004.</span></span></span></p><p class="bibliografia" style="text-align: left; text-indent: 0cm; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-outline-level: 1;" align="left"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">KRAMER, S. &amp; JOBIM e SOUZA, S. (Org.). <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Hist&oacute;rias de professores: leitura, escrita e</span> <span style="mso-bidi-font-style: italic;">pesquisa</span>. S&atilde;o Paulo: &Aacute;tica, 1996<span style="mso-bidi-font-size: 12.0pt;"></span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">LUDKE, M. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Como anda o debate sobre metodologias quantitativas e qualitativas na pesquisa em Educa&ccedil;&atilde;o<span style="font-weight: normal;">. Cadernos</span><span style="font-weight: normal;"> de Pesquisa. S&atilde;o Paulo, n&ordm; 64, fev. 1988, 61-64.</span></strong></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #333333; mso-ansi-language: PT;" lang="PT">NEVES, M. H. de M.</span><span lang="PT"> </span><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-style: italic;">Que gram&aacute;tica estudar na escola</span>?</strong> Norma<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span>e<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span>uso<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span>na<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span>l&iacute;ngua <span style="color: #333333; mso-ansi-language: PT;" lang="PT"></span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">portuguesa. S&atilde;o<span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp; </span>Paulo : Contexto,2003.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">N&Oacute;VOA, A. (Org). <strong>Os professores e sua forma&ccedil;&atilde;o. </strong>Lisboa: Dom Quixote, 1992</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">___________. <strong>Vida de Professores</strong>.&nbsp; Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.</span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;"><span style="font-size: small;">PASSEGGI, M.da C,e BARBOSA,T.M.N.(orgs).<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Mem&oacute;rias,memoriais</strong>:</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;"><span style="font-size: small;">:pesquisa e forma&ccedil;&atilde;o docente.Natal,RN:EDURFN,S&atilde;o Paulo:Paulus,2008.</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm -17.1pt 0pt 0cm;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;"><span style="font-size: small;">PASSEGGI,M.da C.Memoriais auto-bio-gr&aacute;ficos:a arte profissional de tecer uma figura publica de si.In:PASSEGGI, M.da C, e BARBOSA,T.M.N.(orgs).<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Mem&oacute;rias,memoriais:</strong></span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-size: small;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;">:pesquisa e forma&ccedil;&atilde;o docente.</span></strong><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;">Natal,RN:EDURFN,S&atilde;o Paulo:Paulus,2008.p.27-42.</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;"><span style="font-size: small;">PASSEGGI,L.Metodologias para a an&aacute;lise e interpreta&ccedil;&atilde;o de fontes autobiogr&aacute;ficas:uma an&aacute;lise sem&acirc;ntica.In: PASSEGGI, M.da C.,BARBOSA T.M.N.(orgs):<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Mem&oacute;rias,memoriais:pesquisa e forma&ccedil;&atilde;o docente</strong>.Natal,RN:</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;"><span style="font-size: small;">EDURFN,S&atilde;o Paulo:Paulus,2008.p.62-91.</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;"><span style="font-size: small;">PASSEGGI, M.da C.Memoriais:injun&ccedil;&atilde;o institucional e sedu&ccedil;&atilde;o autobiogr&aacute;fica.In: PASSEGGI, M.da C,SOUZA,E.C.de<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.(Auto)Biografia:forma&ccedil;&atilde;o,territ&oacute;rios e saberes</strong>.</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;"><span style="font-size: small;">Natal,RN:EDURFN,S&atilde;o Paulo:Paulus,2008.p.103-131..</span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">PRADO, G. &amp; SOLIGO, R. Memorial de forma&ccedil;&atilde;o: quando as mem&oacute;rias narram a</span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">hist&oacute;ria da forma&ccedil;&atilde;o. In: PRADO, G.&amp; SOLIGO, R. (Org.) <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Porque <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">escrever &eacute; fazer hist&oacute;ria</strong></span><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">:</strong> revela&ccedil;&otilde;es, subvers&otilde;es, supera&ccedil;&otilde;es. Campinas, SP: Graf, 2005.</span></span></span></p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;"><span style="color: black;">.</span>SOUZA, E. C. (Org.). <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Autobiografias, hist&oacute;rias de vida e forma&ccedil;&atilde;o: pesquisa e ensino. </span>Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.<span style="color: black;"></span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">SOUZA, E. C<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.(Auto) Biografia<span style="mso-bidi-font-weight: bold;">,identidade alteridade</span></strong><span style="mso-bidi-font-weight: bold;">:modos de narra&ccedil;&atilde;o ,escritas de si e pr&aacute;ticas de forma&ccedil;&atilde;o na p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;oIn:Revista F&oacute;rum Identidades</span> .Ano 2, Volume 4 &ndash; p. 37-50 &ndash; jul-dez de 2008.<span style="mso-bidi-font-weight: bold;"> </span></span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;;"><span style="font-size: small;">SOUZA,E.C.de.Memoriais autobiogr&aacute;ficos,profissionaliza&ccedil;&atilde;o docente e identidade:historias de vida e forma&ccedil;&atilde;o na p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.In: PASSEGGI, M.da C.,BARBOSA T.M.N.(orgs):<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Mem&oacute;rias,memoriais:pesquisa e forma&ccedil;&atilde;o docente</strong>.Natal,RN:EDURFN,S&atilde;o Paulo:Paulus,2008.p.110-133.</span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">SHON, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In:N&oacute;voa, A. (Coord<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.). <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Os professores e a sua forma&ccedil;&atilde;o.</span></strong>Lisboa: Dom Quixote.1997.p.77-91.</span></p>

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Teno, A. C. (2013). PRÁTICAS CULTURAIS DA LEITURA E FORMACAO DE PROFESSOR NOS MEMORIAIS DE FORMACAO. Revista Profissão Docente, 13(27), 29–44. https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.469