DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA UM NOVO OLHAR

Autores

  • Luiz Antônio Silva Campos

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v2i4.45

Resumo

No presente trabalho faz se uma análise bibliográfica da Didática focalizada no contexto da Educação Física. Parte da compreensão da etimologia da palavra o do seu significado mais amplo na da educação e da Educação Física. O estudo nasceu das necessidades de conhecimentos sobre a questão dentro das aulas de Didática da Educação Física e Esportes. Percebeu-se que no Brasil poucos estudiosos da área estudam com profundidade o tema. Além disso, pelo constante desenvolvimento da área de Educação Física, sobretudo para fora dos muros da escola, essa preocupação em dominar tal conteúdo ficou relegado ao básico. Percebe-se também que mesmo quando o espaço de atuação era restrito mais à escola, o entendimento de didática era restrito somente aos pedagogos, o profissional da área restringia-se nas atividades práticas deixando de lado uma fundamentação teórica para essa prática. Didática da Educação Física antes de tudo é analisar profundamente os fundamentos teóricos da Educação Física, o contexto em que essa está e os aprendizes que estão envolvidos, após partir para o planejamento de ensino preenchendo todos os elementos que a compõem. Crê-se que o resultado teórico desse estudo será fundamental para uma melhor compreensão sobre o processo de ensino em Educação Física, independentemente do espaço em que esta estiver acontecendo.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Silva Campos

Professor de Educação Física, Pedagogo, Diretor do Curso de Educação Física da Universidade deUberaba, Mestre em Educação, leciona as disciplinas Metodologia da Pesquisa e Didática da Educação Físicae Esportes.

Downloads

Como Citar

Campos, L. A. S. (2012). DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA UM NOVO OLHAR. Revista Profissão Docente, 2(4). https://doi.org/10.31496/rpd.v2i4.45

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)