INVESTIGAÇÃO E PESQUISA COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE

Autores

  • Luciana Faleiros Cauhi Salomão UNIUBE
  • Marta Putini Lopes UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v1i3.42

Resumo

Acompanhando a trajetória do Ensino Superior no Brasil, encontramos no Brasil Império, um regime administrativo pedagógico que enfatiza o poder na burocracia escolar Cunha (1986). Naquele período, as faculdades localizavamse na periferia da burocracia do Estado, cujo diretor, homem de confiança do imperador, era o representante do núcleo dessa burocracia. A relação dos assuntos a serem tratados nos cursos de ensino superior era fixada pelo imperador, mas a forma como tratálos era do professor que tinha grande poder na determinação do produto da escola, isto é, do aluno diplomado. Os professores tinham suas atividades controladas e eram controladores das atividades dos estudantes. Controlavam as faltas, o grau de assimilação da matéria lecionada e o comportamento dos alunos. Perturbar o silêncio ou a ordem durante a aula era caso da polícia acadêmica, que incluía a prisão entre suas penas, perda do ano e até a detenção de diplomas.

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Como Citar

Salomão, L. F. C., & Lopes, M. P. (2012). INVESTIGAÇÃO E PESQUISA COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE. Revista Profissão Docente, 1(3). https://doi.org/10.31496/rpd.v1i3.42

Edição

Seção

Ponto de Vista