Estratégias de formação de professoras no Projeto Veredas

Autores

  • Carmem Lúcia Eiterer
  • Claudia Bergerhoff Leite Abreu UFMG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v6i14.259

Resumo

Neste texto apresentamos uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto de Formação Continuada de Professores em nível superior, à distância, Projeto Veredas, desenvolvido no período de 2002 a 2005, na FaE/UFMG a partir do uso do Memorial. Nosso objeto de reflexão especifico é a utilização da escrita, particularmente a autobiográfica, como estratégia de formação. Para isto trazemos uma breve síntese da proposta do Veredas. Resgatamos um arcabouço teórico que fundamenta a opção pela estratégia de formação a partir dos saberes práticos docentes. Ao final, apresentamos alguns depoimentos retirados dos textos de autoria das professoras a fim de reiterar a importância de ferramentas a serviço do desenvolvimento profissional docente que se ancorem nos seus saberes acumulados.Palavras - chave: escrita autobiográfica; formação docente; saberes práticos.

Biografia do Autor

Claudia Bergerhoff Leite Abreu, UFMG

Pedagoga – FAE/UFMG

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Como Citar

Eiterer, C. L., & Abreu, C. B. L. (2011). Estratégias de formação de professoras no Projeto Veredas. Revista Profissão Docente, 6(14). https://doi.org/10.31496/rpd.v6i14.259

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Seção

Artigos