PAPÉIS ATRIBUÍDOS AOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS

Autores

  • Daniela Franco Carvalho Jacobucci
  • Giuliano Buzá Jacobucc Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Jorge Megid Neto Universidade de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.256

Resumo

O presente estudo buscou discutir como os papéis atribuídos aos professores durante a realização de atividades formativas em centros e museus de ciências no Brasil se relacionam aos fundamentos teórico-metodológicos que embasam os programas e ao papel desempenhado pelas instâncias formadoras e pelos formadores das equipes técnicas dos núcleos de divulgação científica. Foram analisados 14 programas de formação de professores oferecidos pelos centros e museus de ciências selecionados, sendo que os mesmos foram classificados em função dos modelos clássico, prático-reflexivo e emancipatório-político de formação de professores. Foi possível verificar que os professores podem assumir uma postura passiva ou ativa diante do processo formativo, e que diferentes papéis lhes são atribuídos, dependo do modelo de formação de professores que embasa o programa. Os principais papéis observados foram: acompanhante dos alunos durante as visitas aos centros e museus de ciências; implantador de projetos; pesquisador da própria prática pedagógica; produtor de material didáticopedagógico; agente transformador da realidade escolar; e agente transformador da realidade escolar e social.Palavras-chave: formação continuada de professores, centros e museus de ciências, papel docente

Biografia do Autor

Giuliano Buzá Jacobucc, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Pesquisador do Instituto de Biologia – UFU e do Grupo Formar-Ciências – UNICAMP.

Jorge Megid Neto, Universidade de Campinas - UNICAMP

Professor Pesquisador da Faculdade de Educação/ Grupo Formar-Ciências – UNICAMP.

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Como Citar

Jacobucci, D. F. C., Jacobucc, G. B., & Megid Neto, J. (2011). PAPÉIS ATRIBUÍDOS AOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS. Revista Profissão Docente, 7(16). https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.256

Edição

Seção

Artigos