A UNIDADE TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Autores

  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal Uberlândia
  • Ana Tereza Teixeira Nunes
  • Eliana Helena Corrêa Neves Salge
  • Nilza Consuelo Alves Pinheiro Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v7i15.248

Resumo

O presente artigo apresenta algumas análises da proposta teórico-metodológica de formação de professores desenvolvida pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba/MG. Tendo o trabalho coletivo como princípio teórico-metodológico, as práticas formativas desenvolvidas neste programa traduzem de forma concreta a unidade teoria e prática. Essa proposta se constrói na teia das relações presentes no cotidiano do trabalho, portanto, se constitui em meio à complexidade e às contradições presentes nos espaços de aprendizagem dessa natureza. Assim, se fez necessária uma análise da organização e do desenvolvimento do trabalho pedagógico pautado na unidade teoria e prática, vivenciados num dos seminários oferecidos pelo referido programa. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho encontra-se na perspectiva histórico-cultural, a partir da qual entende-se a atividade prática humana como desencadeadora do desenvolvimento. Nesse sentido, pressupõese que a atividade prática é absolutamente necessária à formação do profissional docente. Os resultados permitiram observar que os conteúdos na organização metodológica da aula não foram percebidos pelo grupo porque a teoria e a prática não se constituíram unidade no processo formativo desses professores. Concluise, pois, que a busca dessa unidade é fundamental para a constituição de uma concepção e de uma prática pedagógica fundadas nesse princípio e deve ser construída, com a mediação do outro, nos espaços coletivos de aprendizagem.Palavras-chave: formação de professores; unidade teoria e prática; metodologia de ensino.

Biografia do Autor

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal Uberlândia

Doutora em Educação pela Unesp/Araraquara Docente do Programa de Mestrado da Universidade de Uberaba

Ana Tereza Teixeira Nunes

Gestora da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG

Eliana Helena Corrêa Neves Salge

Membro da Secretaria de Educação de Uberaba -Departamento de Formação de professores. Mestre em Educação. Área: Formação de Professores

Nilza Consuelo Alves Pinheiro, Universidade de Uberaba

Docente da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG e da Universidade de Uberaba. Mestre em Educação. Área: Formação de Professores.

Downloads

Como Citar

Longarezi, A. M., Nunes, A. T. T., Salge, E. H. C. N., & Pinheiro, N. C. A. (2011). A UNIDADE TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, 7(15). https://doi.org/10.31496/rpd.v7i15.248

Edição

Seção

Artigos