TRABALHO, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - PD&I

Autores

  • Tércia Zavaglia Torres Federal de São Carlos- UFSCar, S.P

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.239

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa realizada em uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do segmento agropecuário brasileiro. Sob a perspectiva da ciência da educação, a investigação analisou a relação entre trabalho, educação e aprendizagem. Seu objetivo foi compreender como as aprendizagens dos pesquisadores que integram o quadro de pesquisa da empresa ocorrem, identificando os tipos de aprendizagens e os fatores institucionais que as favorecem. Realizada a partir da abordagem qualitativa, a pesquisa contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente definidos. Além da entrevista individual com roteiro semi-estruturado serviram de instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados produziram três categorias de análises que foram consubstanciadas em um Mapa Conceitual que representa a forma como os sujeitos aprendem no ambiente de trabalho.Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Construção de aprendizagem organizacional. Aprendizagem em instituição de pesquisa. Desenvolvimento e inovação Tecnológica.

Biografia do Autor

Tércia Zavaglia Torres, Federal de São Carlos- UFSCar, S.P

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, S.P.Analista de Pesquisa da Embrapa Informática Agropecuária.Professora da Universidade Paulista - Unip.Professora Adjunta da Faculdade de Paulínia – FACP. Professora de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Politécnica de Campinas– PolicampBrasil

Downloads

Como Citar

Torres, T. Z. (2011). TRABALHO, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - PD&I. Revista Profissão Docente, 9(20), 143–176. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.239

Edição

Seção

Artigos