FORMAÇÃO DE FORMADORES: DELINEANDO UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA VIA INTERNET

Autores

  • Josiane Pozzatti Dal-Forno Universidade Federal de Santa Maria –UFSM
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade de São Paulo-USP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.236

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de formação desenvolvida no Portal dos Professores (http://www.portaldosprofessores.ufscar.br) para formadores de professores. A implementação do programa foi pautada num modelo construtivo-colaborativo de pesquisa-intervenção que implica o desenvolvimento de procedimentos que favorecem um processo de parceria e aprendizagens mútuas (COLE; KNOWLES, 1993). Assim as atividades desenvolvidas no ambiente do programa tinham como objetivo promover a reflexão dos envolvidos tendo como foco o contexto de trabalho e suas respectivas características. Esse processo formativo visou identificar, atender e superar as dificuldades encontradas por formadores de professores. Entendemos que esse processo pode conduzir a mudanças nas práticas destes pelo engajamento numa proposta pautada na reflexão. As principais dificuldades indicadas pelos formadores em desenvolver seu trabalho junto aos professores foram: o tempo escasso para atender a todas as demandas, a sua resistência em alterar o modo de atuação como formador e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Em face desses resultados a proposta em pauta se mostra relevante, por investir nas necessidades formativas dos formadores, levando em conta as características de seus contextos de atuação, em substituição a atividades teóricas e descontextualizadas, como temos usualmente observado.Palavras-chave: Formadores de professores. Desenvolvimento profissional. Internet.

Biografia do Autor

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade de São Paulo-USP

Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo-USPProfessora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos –UFSCar- S.P.Brasil.

Downloads

Como Citar

Dal-Forno, J. P., & Reali, A. M. de M. R. (2011). FORMAÇÃO DE FORMADORES: DELINEANDO UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA VIA INTERNET. Revista Profissão Docente, 9(20), 75–99. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.236

Edição

Seção

Artigos