POR QUE ESCUTA O QUE ESCUTA UM ARTE EDUCADOR?

Autores

  • Adriana Rodrigues Dias Mestre em América Latina Contemporânea e Master em Direção e Gestão de Bem-estar Social e Serviços Sociais, pela Universidad de Alcalá, Espanha.
  • Luciana B. M. Válio Universidade de São Paulo- USP
  • Tatiana Fecchio C. Gonçalves Universidade de Campinas- UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.234

Resumo

O professor de arte, dentro e fora da sala de aula, confronta-se muitas vezes com situações referentes à sua atuação profissional que lhe parecem inconcebíveis e absurdas. Este estudo investiga os relatos de experiência vivenciados por professores de arte e profissionais da área. Nesses relatos são descritos acontecimentos cujas vivências limites levaram esses profissionais a se sentirem expostos, perplexos e mal compreendidos. Os relatos serão discutidos ao longo do texto a partir das principais temáticas identificadas: a valorização e o reconhecimento social do professor; a especificidade do trabalho em arte; a forma equivocada com a qual se entende a atividade de arte na escola; e o que o senso comum parece entender por arte e a profissão do artista. Com isso, há a tentativa de contextualizar as dinâmicas sociais que instigam a resultar nos acontecimentos relatados e a propor formas de atuação frente às conjunturas colocadas, em função do desejo de mudança e de novas estratégias.Palavras chave: Arte. Arte na Educação. Ensino de arte. Crise na Educação.

Biografia do Autor

Luciana B. M. Válio, Universidade de São Paulo- USP

Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de São Paulo- USP, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes na Unicamp. Atualmente, é professora efetiva da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, da disciplina Arte no Ensino Fundamental ciclo I e II, e tesoureira da ONG Associação Plantando Paz na Terra, atuando com a elaboração de projetos sócio-ambientais.Brasil

Tatiana Fecchio C. Gonçalves, Universidade de Campinas- UNICAMP

Doutora em Artes pela Universidade de Campinas- UNICAMP, com estágio sanduíche na Wellcome Trust Centre for the History of Medicine/ UCL Londres.Brasil

Downloads

Como Citar

Dias, A. R., Válio, L. B. M., & Gonçalves, T. F. C. (2011). POR QUE ESCUTA O QUE ESCUTA UM ARTE EDUCADOR?. Revista Profissão Docente, 9(20), 29–56. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.234

Edição

Seção

Artigos