PERCURSOS NA CRIAÇÃO DRAMÁTICA: RELATO E ANÁLISE DE UM PROJECTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Carla Pires Antunes Universidade do Minho , Portugal

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.233

Resumo

As alterações sociais provocadas pelos movimentos migratórios dos últimos anos acarretaram consigo profundas mudanças na dinâmica das escolas, onde crianças de diversas nacionalidades foram sendo inseridas. Este novo desafio para os professores deverá suscitar a adaptação criativa do currículo a essa nova realidade que se prende com a heterogeneidade étnico - cultural das escolas portuguesas. O objectivo do nosso estudo foi a análise de um processo de criação de um texto colectivo e a sua dramatização por um grupo de alunos da disciplina de opção de Expressão Dramática do 3º ano da Licenciatura em Ensino Básico, 1.º ciclo. Pela criação, recriação e improvisação dramática procurou-se a diversidade, a imaginação, a criatividade, o espírito de iniciativa, o espírito crítico, a autonomia. Estes são atributos essenciais que a escola deverá estimular em benefício do desenvolvimento individual dos seus alunos, de projectos comuns de cooperação e da construção social interactiva.Palavras-chave: Criação. Dramatização. Texto dramático.

Biografia do Autor

Carla Pires Antunes, Universidade do Minho , Portugal

Doutora em Estudos da Criança, Educação Dramática, pelaUniversidade do Minho , PortugalProfessora na Graduação e em Programa de Pós Graduação no Instituto de Educação - Universidade do Minho, BragaPortugal

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Como Citar

Antunes, C. P. (2011). PERCURSOS NA CRIAÇÃO DRAMÁTICA: RELATO E ANÁLISE DE UM PROJECTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Profissão Docente, 9(20), 1–28. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.233

Edição

Seção

Artigos