A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Santos Dias Batista Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - Ilhéus-Bahia
  • Alexsandra Matos Souza Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - Ilhéus-Bahia
  • Júlia Maria da Silva Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Ilhéus, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.229

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar, descrever e compreender, a partir da percepção dos discentes e docentes, o fenômeno da evasão escolar. Optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 25 alunos do 1° ano do Ensino Médio, do turno noturno e 10 docentes que ministraram aulas nessas classes, no Colégio Estadual de Ilhéus. Empregamos como instrumento para coleta dos dados, a entrevista semi-estruturada. Verificamos que apesar dos importantes avanços e conquistas materializados na educação básica, o problema da evasão escolar persiste entre os jovens e adultos que estão no ensino médio, sobretudo no espaço pesquisado. Esse problema têm causas distintas e diversificadas, no entanto os participantes dessa pesquisa enfatizaram as condições socioeconômicas como um dos principais fatores que os conduziram a abandonarem a escola. Concluímos que a escola continua distante de responder aos anseios dos jovens e adultos que a buscam, bem como o Estado não efetiva políticas públicas eficazes que possam garantir melhores condições de trabalho para os docentes que nela atuam.Palavras-Chave: Educação. Ensino médio. Evasão escolar.

Biografia do Autor

Alexsandra Matos Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - Ilhéus-Bahia

Licenciado em Geografia,Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais,Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - Ilhéus-Bahia.

Júlia Maria da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Ilhéus, Bahia

Júlia Maria da Silva OliveiraDoutora em Educação pela Université de Montréal, Montréal - Quebec, Canadá.Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação,Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Ilhéus, Bahia.

Como Citar

Batista, S. D., Souza, A. M., & Oliveira, J. M. da S. (2011). A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. Revista Profissão Docente, 9(19), 70–94. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.229

Edição

Seção

Artigos