EDUCAÇÃO POPULAR, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: BEBENDO DA FONTE

Autores

  • Valéria Oliveira de Vasconcelos Universidade de Uberaba
  • Maria Waldenez de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v8i17.222

Resumo

Opresente artigo teve como objetivos analisar, descrever e avaliar as metodologias utilizadas para a formação de educadores comunitários de Lazer em um projeto de extensão realizado em Ouriçangas/BA. As ações foram planejadas na comunidade e com a comunidade buscando-se perceber como metodologias participativas, baseadas nos princípios da Educação Popular e da Pesquisa-ação, poderiam auxiliar na direção de superação dos problemas locais. Os resultados demonstraram que as metodologias foram apropriadas pelos educadores, os quais apontavam problemas relevantes, elaboravam estratégias de ação, envolviam-se e avaliavam tais práticas e planejavam novas ações. O diálogo e a participação foram apontados como pontos fortes do trabalho e o curto período de tempo seu maior limitante. Tal experiência mostrou caminhos possíveis para a formação de educadores comunitários e, mais que isso, proporcionou tanto para universitários quanto para sujeitos da comunidade, experiências mais humanas e solidárias de construção de práticas educativas.Palavras- chave: Educação Popular, Lazer, Educação Física, Educadores comunitários.

Biografia do Autor

Maria Waldenez de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal de São Carlos, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos

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Como Citar

de Vasconcelos, V. O., & de Oliveira, M. W. (2011). EDUCAÇÃO POPULAR, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: BEBENDO DA FONTE. Revista Profissão Docente, 8(17). https://doi.org/10.31496/rpd.v8i17.222

Edição

Seção

Artigos