INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS REGULARES: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA EQUIPE ESCOLAR

Autores

  • Lucila Maria de Andrade Vital
  • Melina Dutra Esteves Pires
  • Luciana Mendonça Alves

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.211

Resumo

Objetivo: verificar como acontecem as práticas de inclusão no sistema de ensino fundamental em escolas regulares públicas e particulares. Métodos: pesquisa quali-quantitativa de corte transversal descritivo, com a participação de 137 profissionais da educação do ensino fundamental, de 10 escolas públicas e 10 escolas particulares de Minas Gerais. As informações concernentes à inclusão foram colhidas por meio de um questionário contendo 12 questões objetivas e dissertativas. Resultados: Nas 20 escolas pesquisadas, as maiores dificuldades encontradas no processo de inclusão, foram profissionais não capacitados, ambiente escolar inadequado, a carência de recursos metodológicos e projetos específicos para a assistência aos alunos deficientes. Conclusão: apesar de as instituições serem inclusivas, percebe-se um quadro deficiente de profissionais especializados que poderiam auxiliar os professores e pedagogos no processo de aprendizagem.Palavras-chave: Inclusão. Deficiente. Educação.

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Como Citar

Vital, L. M. de A., Pires, M. D. E., & Alves, L. M. (2011). INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS REGULARES: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA EQUIPE ESCOLAR. Revista Profissão Docente, 10(21), 107–126. https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.211

Edição

Seção

Artigos