A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PÓS-GRADUAÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE EDUCAÇÃO (2003-2007): ALGUNS ELEMENTOS REVELADOS

Autores

  • Danielle Cristina de Souza
  • Rosana Figueiredo Salvi

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.182

Resumo

Neste artigo é trazida uma caracterização de 130 dissertações e teses que têm como objeto de investigação a formação de professores em Educação Ambiental (EA). Estas pesquisas foram produzidas nas pós-graduações stricto sensu das áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática, no período de 2003 a 2007. A análise enfatiza o perfil dos docentes participantes das pesquisas, o nível de ensino abrangido, a área disciplinar e o espaço-tempo de formação de professores. A análise indica que a EA vem fazendo parte da preocupação das investigações sobre formação de professores, nos mais diversos níveis de formação. Contudo, é preciso que se ampliem as áreas disciplinares abrangidas, visto que há predominância hegemônica sobre a formação de professores de ciências naturais. Isto sugere que na formação e na prática dos professores falta uma abordagem interdisciplinar e transdiciplinar, já que a predominância de algumas disciplinas indica uma abordagem reducionista da temática ambiental nas escolas.

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Publicado

2011-09-30

Como Citar

Souza, D. C. de, & Salvi, R. F. (2011). A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PÓS-GRADUAÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE EDUCAÇÃO (2003-2007): ALGUNS ELEMENTOS REVELADOS. Revista Profissão Docente, 10(22), 34–46. https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.182

Edição

Seção

Artigos