Planejamento da Alternância na formação de professores de Ciências na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1418

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender o papel do planejamento pedagógico na formação de professores de ciências no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG/Regional Goiás. Fundamentamos as reflexões no campo teórico da Educação do Campo e da formação de professores de Ciências, por meio de abordagem qualitativa e de procedimentos metodológicos da pesquisa participante, realizando a coleta de dados através da participação em reuniões de colegiado e planejamento do curso. A análise nos permitiu inferir que o planejamento é um elemento da prática pedagógica dos professores formadores e que o compromisso com o trabalho coletivo se apresenta de duas formas distintas: ora o trabalho coletivo aparece como elemento facilitador da Alternância, ora a ausência dos formadores restringe o comprometimento com uma formação integrada entre os tempos e os espaços educativos. Fator esse que não coaduna com o movimento de Educação do Campo pautado na coletividade e na formação integral do campesinato.

Biografia do Autor

Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2020), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2008). Foi professora da Educação Básica (2011 a 2013) e no Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás no curso de Ciências Biológicas e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2012 e 2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação em ciências, educação do campo e educação ambiental. Vinculada à "Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-Oeste" (Redecentro) e ao grupo de pesquisa "Educação no Cerrado e Cidadania". Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás.

Marilda Shuvartz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação Escolar Brasileira pela mesma instituição e graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Docente aposentada do Instituto de Ciências Biológicas, onde também coordenou o Núcleo de Educação em Ciências e Meio Ambiente-NECIMA. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, atuante na área de Educação em Ciências e Meio Ambiente. É  membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO).

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Cardoso, E. C. de F., & Shuvartz, M. (2021). Planejamento da Alternância na formação de professores de Ciências na Educação do Campo. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–18. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1418