A formação docente como problema social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1387

Resumo

O livro, publicado em 2019 pela representação da UNESCO no Brasil em cooperação com a Fundação Carlos Chagas e com o Ministério da Educação, analisa as ações políticas para a formação de professores da última década. Para isso, utiliza-se de um grande volume de dados estatísticos para compreender quem são os estudantes dos cursos de licenciatura e seus professores formadores. Trata-se de uma obra com possibilidades de nortear os caminhos daqueles que pesquisam a formação de professores no Brasil. O livro é composto de nove capítulos. No primeiro, “História e contemporaneidade: formação e trabalho de professores e professoras”, é situada historicamente a questão da formação de professores no Brasil; como consequência, desvela-se também a própria escolarização dos brasileiros até os dias atuais. As autoras ressaltam que, as improvisações presentes nas ações públicas voltadas para a formação de professores, buscaram e buscam suprir a demanda por novos professores conforme as necessidades do momento.

Biografia do Autor

Darbi Masson Suficier, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação Escolar. Pesquisador em estágio pós-doutoral - UNESP.

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Livre Docente. Universidade Estadual Paulista - UNESP.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Suficier, D. M., & Muzzeti, L. R. (2021). A formação docente como problema social. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–05. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1387