A Educação Especial e as Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva

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DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1374

Resumo

Elaborado no âmbito de uma investigação mais ampla, o presente texto objetiva contribuir para a compreensão da História da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O texto resulta de uma pesquisa bibliográfico-documental, que tem como aportes trabalhos de Silva (2014), Ferreira (2009), Marquezan (2008), entre outros. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas em bases de dados, e a pesquisa documental envolveu a análise de documentos educacionais publicados entre 1981 e 2015. Como resultados, o estudo de um recorte significativo do processo histórico permitiu compreender os motivos pelos quais, não obstante o amparo legal conquistado, ainda persistem, no âmbito educacional brasileiro, práticas contraditórias e concepções pouco favorecedoras da escolarização, da emancipação e da participação social da pessoa com deficiência.

Biografia do Autor

Dulceana Pereira, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Possui graduação em Pedagogia Especial pela Universidade de Uberaba e especialização em Supervisão Escolar. É analista de Gestão Educacional II - Pedagoga na Seção de Atendimento Educacional Especializado/ Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade - Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Uberaba/MG. Bolsista da CAPES.

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Cientista social com mestrado e doutorado pela UNESP de Araraquara, e Pós-doutorado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. É professora na Universidade de Uberaba, atuante no curso de Medicina e no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

Pereira, D., & Márques, F. T. (2020). A Educação Especial e as Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Profissão Docente, 20(44), 01–15. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1374

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