Profissão docente: representações sociais compartilhadas por professores(as) na rede Facebook

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DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1370

Resumo

Este artigo analisa comunicações em torno da profissão docente compartilhadas por professores na rede social Facebook. Adota como referencial a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, delineado como pesquisa documental. Da rede social Facebook, foram selecionadas e analisadas, a partir da técnica de análise de conteúdo, cinco páginas relacionadas à docência. Nas representações sociais do ser professor identificadas neste artigo, ganharam relevo elementos como excesso de trabalho e múltiplas exigências por parte da escola e sistemas. Os professores destacam os limites de ordem institucional enfrentados no dia a dia da profissão. Eles vivenciam limitações materiais e didáticas nas escolas e, muitas vezes, precisam trabalhar na base do improviso. Os elementos que comprometem o trabalho docente explicitados neste artigo são indicativos de que não se deve culpabilizar unicamente o docente pelos problemas educacionais. Quando agimos dessa forma, ignoramos os obstáculos interpostos ao exercício da profissão.

Biografia do Autor

Thaiz Reis Albuquerque de Castro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica -Centro de Educação – UFPE e líder do Grupo de pesquisa Educação e Representações sociais/CNPq.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Castro, T. R. A. de, & Machado, L. B. (2020). Profissão docente: representações sociais compartilhadas por professores(as) na rede Facebook. Revista Profissão Docente, 20(45), 01–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1370

Edição

Seção

Artigos