Visão dos alunos bolsistas do PIBID/ Matemática sobre o que é ser professor e o seu papel no Programa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1358

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar reflexões de um grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre o que é ser professor e qual é o seu papel no PIBID. Sete alunos bolsistas do PIBID/ Matemática de uma universidade localizada no Triângulo Mineiro foram convidados a participar de um encontro onde realizou-se uma entrevista coletiva com perguntas abertas.  Para a análise dos dados utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a importância do trabalho do professor supervisor como coformador desses alunos bolsistas, a valorização da formação integrada, da transformação didática, da atitude e do desenvolvimento profissional dos alunos bolsistas.

Biografia do Autor

Roberta Costa, Escola Estadual Santa Terezinha, Estado de Minas Gerais; Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM). Professora na Escola Estadual Santa Terezinha, Estado de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem - UFTM / CNPq. 

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com período  sanduiche na Universidade Queen’s, Ontário, Canadá. Professora do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM), docente do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT/UFTM. Lidera o Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem- UFTM/CNPq. 

Carla Cristina Pompeu, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Ensino de Ciências e Matemática com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid. Professora do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT/UFTM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Educação (GEPEME) - FE/USP. E-mail: carla.pompeu@uftm.edu.br

Referências

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão: 2009 – 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2019.

______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão: 2009 – 2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-gestao-vol-1-com-anexos.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.

______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Edital nº 7/ 2018 Retificado. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/120318-Edital_0631954_Edital_Capes_07_2018_Pibid_Retificado.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.

______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão: 2009 – 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.

______. Fundação CAPES. Resultado final Retificado das Instituições habilitadas e cotas aprovadas – Edital PIBID n° 7/ 2018. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/13062018-Resultado_0708118_Retificacao_Resultado_Final_PIBID_2018_11_06.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2019.

______. Ministério da Educação. Decreto n° 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. D. O. U. , Brasília, DF, 24 jun. 2010. Seção 1, p. 4. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm>. Acesso em: 13 jun. 2019.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis-SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. 18 p. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais>. Acesso em: 17 jun. 2019.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6587/6488> . Acesso em: 13 jun. 2019.

MENDES, Felismina Rosa Parreira; ZANGÃO, Maria Otília Brites; GEMITO, Maria Laurência Grou Parreirinha; SERRA, Isaura da Conceição Cascalho. Representações sociais dos estudantes de enfermagem sobre assistência hospitalar e atenção primária. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 69, n. 2, p. 343-350, abr. 2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n2/0034-7167-reben-69-02-0343.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2019.

NÓVOA, Antônio Sampaio da. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, Madrid, p. 203-218, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.

______, Antônio Sampaio da. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: <http://handle.net/10451/4758>. Acesso em: 18 jun. 2019.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?.Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100200&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 jul. 2019

PRATA - LINHARES, Martha M. O Professor e a Formação de Professores. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.). Professores e Professoras. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2011, v. II, p. 99-113

SILVEIRA, Hélder Eterno da. Memórias sobre o Pibid: concepções, criação e dinâmica de funcionamento. Revista Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 2 - Especial, p. 50-62, jan./jun.2017. Disponível em:< http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/215/276>. Acesso em: 22 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Costa, R., Prata-Linhares, M. M., & Pompeu, C. C. (2020). Visão dos alunos bolsistas do PIBID/ Matemática sobre o que é ser professor e o seu papel no Programa. Revista Profissão Docente, 20(43), 01–12. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1358

Edição

Seção

Artigos