Discursos do sujeito-professor de Geografia do Ensino Médio Integrado do IFTM como expressão da dualidade do sistema educacional brasileiro

Autores

  • Joceli Pereira Roberto Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Welisson Marques Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM https://orcid.org/0000-0001-6766-4651

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1326

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito principal analisar as concepções de integração que permeiam os discursos do sujeito-professor de Geografia, a partir de sua experiência como docente. Por meio da Análise do Discurso francesa – AD, examinaram-se os discursos do sujeito-professor de diferentes campus do IFTM. A pesquisa qualitativa sobre o dualismo no sistema educacional brasileiro investigou se ainda é presente essa dualidade histórica entre ensino propedêutico e ensino técnico no Ensino Médio Integrado. Quanto à metodologia utilizada, recorreu-se à técnica de entrevistas em que perguntas previamente formuladas foram respondidas oralmente pelos entrevistados. Assim, optou-se por entrevistar oito professores efetivos de Geografia do IFTM. Os resultados da pesquisa foram efetivados com base nos dados coletados, identificando as “convicções” e a posição que assume o sujeito-professor de Geografia de acordo com o que é recorrente em seu discurso.

Biografia do Autor

Joceli Pereira Roberto, Universidade de Uberaba - UNIUBE

fez mestrado (2018) em Educação Tecnológica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Possui bacharelado em Direito (2014), pela Universidade de Uberaba - UNIUBE e licenciatura em Geografia (2003), pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba. Fez especialização em Educação Ambiental pela Universidade Castelo Branco - RJ. Atualmente é professora do Curso de Geografia (EAD) da Universidade de Uberaba-UNIUBE.

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU). Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas. É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado regularmente inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica; no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT/CAPES); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB). É Proficiente em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge (UCLES/CPE) e Universidade de Michigan (Michigan University/ECPE) e em Língua Francesa possui os diplomas DELF (Diplômes dÉtudes en Langue Française)

Referências

BRASIL. Decreto-lei n. 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados das Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 set. 1909.

BRASIL. Lei n. 9.384, de 20 de setembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 out. 2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. v. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.

ROCHA, Décio; DAHER, Maria del Carmen; SAN'T ANNA, Vera L. A. Entrevista em Situação de Pesquisa Acadêmica: reflexões numa perspectiva discursiva. Revista Polifonia, Cuiabá, MT, v.8, n.08, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Roberto, J. P., & Marques, W. (2019). Discursos do sujeito-professor de Geografia do Ensino Médio Integrado do IFTM como expressão da dualidade do sistema educacional brasileiro. Revista Profissão Docente, 19(42), 01–12. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1326

Edição

Seção

Dossiê