Educação e desigualdade social na atualidade: uma discussão a partir do conceito de pensamento abissal

Autores

  • Geize Kelle Nunes Ribeiro Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG)
  • Wender Faleiro da Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG)
  • Juliano da Silva Martins de Almeida Universidade Federal de Roraima - Campus Murupu (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1299

Resumo

A escola atual tem se configurado como reprodutora da organização social gerida pelo capitalismo, reproduzindo e reafirmando os modelos de subordinação/ dominação das classes dominantes. Porém, a partir do momento em que os oprimidos se conscientizam do seu processo de desumanização e se organizam para reaver o exercício dos seus direitos, há uma instabilidade nas pedagogias hegemônicas. Assim, objetivamos nesse estudo teórico-reflexivo discutir brevemente sobre educação e desigualdade social, a partir do conceito de pensamento abissal, o qual invisibiliza e torna inexistente tudo que não se enquadra nos princípios epistemológicos/metodológicos da racionalidade científica hegemônica/dominante. Nesse texto apresentamos algumas reflexões sobre o papel da escola nos processos de emancipação e transformação dos oprimidos na superação dos padrões de saber/poder abissais.

Biografia do Autor

Geize Kelle Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Membra do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC-UFG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Wender Faleiro da Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC-UFG).

Juliano da Silva Martins de Almeida, Universidade Federal de Roraima - Campus Murupu (UFRR)

Professor Doutor da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima - Campus Murupu (EAGRO/UFRR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Interdisciplinar e Tecnológica (GEPEITEC-UFRR). Membro do Grupo de Pesquisa Educação no Cerrado e Cidadania (GPECC-UFG).

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Outros sujeitos, outras pedagogias, 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 64. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: RJ: Vozes, 2017.

PRONKO, Marcela. FONTES, Virgínia. Hegemonia. In: CALDART, Roseli S., PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo, 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 23-71.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução: Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. In: Filologia e linguística portuguesa, n. 8, 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59767/%2062876. Acesso em: 26 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-19

Como Citar

Ribeiro, G. K. N., da Silva, W. F., & de Almeida, J. da S. M. (2019). Educação e desigualdade social na atualidade: uma discussão a partir do conceito de pensamento abissal. Revista Profissão Docente, 19(41), 1–13. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1299

Edição

Seção

Artigos