Feminização do magistério e os impactos na vida de professores nos ensinos infantil e fundamental (Pontal Mineiro)

Autores

  • Sauloeber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-9797-341X
  • Kênia Marcia Rodovalho Girotto Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1291

Resumo

O trabalho tem como objetivo central, compreender a presença masculina na docência nos Ensinos Infantil e Fundamental frente ao processo de feminização do magistério. Assim, realizamos pesquisa qualitativa em município do interior de Minas Gerais, coletando dados por meio de entrevistas com professores que atuam ou atuaram nas séries iniciais. O interesse de pesquisa em torno dos limites e desafios dos professores nesse nível da educação decorreu do fato de que as questões de gênero permeiam o exercício da profissão docente, marcada por estereótipos. Constatamos que mesmo quando o professor se insere no magistério por meio de concurso público, ainda encontra dificuldades para sua permanência, uma vez que existem resistências da comunidade escolar, por entenderem que o docente nas series iniciais deve ser mulher em função de sua natural condição de protetora, reforçando a expectativa em seus profissionais muito mais na função do cuidar do que na mediação de conhecimentos.

Biografia do Autor

Sauloeber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado e Mestre em História pela UNESP de Franca, Doutor em Educação pela Unicamp e Pós-doutor pela UNIFESP.

Kênia Marcia Rodovalho Girotto, Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG

Pedagoga pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Especialista em Inclusão Diversidade e Gênero pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Referências

ANDRADE, Eliane Ribeiro et al. O perfil dos Professores Brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.

BORTOLINI, Alexandre. Diversidade sexual e de gênero na escola. Revista Espaço Acadêmico, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2013]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 01 fev. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientação Sexual. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997.

BRUSCHINI, Maria Cristina Aranha; AMADO, Tina. Estudos sobre mulher e educação: algumas questões sobre o magistério. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 64, p. 4-13, fev., 1988.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CARRARA, Sergio. Conceito de gênero. In: Gênero e Diversidade na Escola: formação de professora/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: CEPESC, Brasília: SPM, 2009.

CARVALHO, Marília. Vozes masculinas numa profissão feminina: o que têm a dizer os professores. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 406-422, 1998.

CATANI, Denice; BUENO, Belmira O.; SOUSA, Cynthia Pereira. Os homens e o magistério: as vozes masculinas nas narrativas de formação. In: BUENO, Belmira O.; CATANI, Denice Bárbara; SOUSA, Cynthia Pereira. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998.

EUGÊNIO, Gonçalves. Narrativas de professores homens no magistério dos anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 9: diásporas, diversidades, deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2010.

FONSECA, Thomaz Spartacus Martins. O professor homem nos anos iniciais do ensino fundamental, formação e feminização: questões de gênero? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 9: diásporas, diversidades, deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2010.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo: Olho d’ Água, 1997.

GAY, Peter. O Cultivo do ódio: a experiência da burguesia da rainha Vitória a Freud. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

GIDDENS, Anthony: Sociologia. Trad. Sandra Regina Netz. 4.ed., Porto Alegre: Artmed, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

RIOS, Roger Raupp. O conceito de homofobia na perspectiva dos direitos humanos e no contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação. In: POCAHY, Fernando. Rompendo o silêncio: homofobia e heterossexismo na sociedade contemporânea. Políticas, teoria e atuação. Porto Alegre: Nuances, 2007.

SAFATLE, Vladimir. Posfácio. Dos problemas de gênero a uma teoria da despossessão necessária: ética, política e reconhecimento em Judith Butler. In: BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad. de Regina Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

SAPAROLLI, Eliana. Educador infantil: uma ocupação de gênero feminino. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Programa de Pós-graduação em Psicologia Social , PUC-SP, 1997.

SAYÃO, Deborah Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: um estudo de professores em creche. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SCOTT, JOAN. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. 1989. Disponivel em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/6393/mod_resource. Acesso em 04 abr. 2013.

VILLELA, Heloísa de O. S. O mestre-escola e a professora. LOPES, Eliana Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 606 p.

Downloads

Publicado

2019-11-19

Como Citar

Souza, S. T. de, & Girotto, K. M. R. (2019). Feminização do magistério e os impactos na vida de professores nos ensinos infantil e fundamental (Pontal Mineiro). Revista Profissão Docente, 19(41), 1–20. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1291

Edição

Seção

Artigos