Institucionalização do toyotismo: aliança entre academia e mercado

Autores

  • João Pedro Aparecido Vicente Universidade de Uberaba - Uniube
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade de Uberaba - Uniube

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1234

Resumo

Este artigo aborda a dicotomia estabelecida entre os usos da educação na conjuntura globalizada neoliberal, na qual a busca da erudição disciplinar se contrapõe ao atendimento das necessidades concretas do mercado de trabalho. Objetiva-se, neste texto, demonstrar a coerência entre os valores afins ao perfil toyotista de ordenação do trabalho e os pressupostos socialmente institucionalizados a partir da reestruturação econômica estimulada pela ideologia do livre mercado. Numa perspectiva estruturalista, busca-se extrair sentido das relações entre o Estado, os agentes econômicos hodiernos e a sociedade, com destaque para os usos das formações acadêmica e profissional como catalisadoras da adesão às condutas oportunas ao projeto dos dirigentes da coligação público-privada.

Biografia do Autor

João Pedro Aparecido Vicente, Universidade de Uberaba - Uniube

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba - Uniube

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Vicente, J. P. A., & Gonçalves Neto, W. (2018). Institucionalização do toyotismo: aliança entre academia e mercado. Revista Profissão Docente, 18(39), 432–450. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1234

Edição

Seção

Artigos