A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: entrevista com a professora Selva Guimarães

Autores

  • Carliene Freitas da Silva Bernardes Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3604-012X
  • Lidiana Simões Marques Rocha Universidade de Uberaba - Uniube.
  • Railene Oliveira Borges Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.
  • Sálua Cecílio Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1224

Resumo

Esta entrevista teve como objetivo oportunizar uma reflexão sobre a Pesquisa em Educação no Brasil, a partir do conhecimento construído pela professora Dra. Selva Guimarães ao longo de sua trajetória profissional. Como técnica de coleta das informações, optamos pela Entrevista focalizada, cujo roteiro de tópicos, relativos à problemática da pesquisa em Educação no Brasil, foi construído a partir da análise do currículo da entrevistada, de leituras prévias acerca do tema, de notícias sobre pesquisa em Educação na mídia e de discussões em sala de aula, na disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube, conduzida pela professora Dra. Sálua Cecílio. A entrevista possibilitou reflexões importantes sobre a situação atual das pesquisas brasileiras em Educação, no âmbito da pós-graduação, tais como: a formação do pesquisador; o perfil dos egressos dos Programas de Pós-graduação em Educação; a interferência do mercado e das políticas públicas no direcionamento das pesquisas em Educação; o produtivismo como um dos impactos relativos aos critérios de avaliação dos Programas de Pós-graduação; o papel do gestor dos Programas de Pós-graduação; o impacto das pesquisas na realidade educacional brasileira, dentre outros.    

Biografia do Autor

Carliene Freitas da Silva Bernardes, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. É professora de Psicologia na Universidade Federal do Tocantins, no campus de Tocantinópolis, lotada no curso de Educação Física.

Lidiana Simões Marques Rocha, Universidade de Uberaba - Uniube.

Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos e doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. É professora na Universidade de Uberaba.

Railene Oliveira Borges, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. É professora na Universidade Federal de Uberlândia.

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Desenvolve pesquisas na área da educação, em temáticas relacionadas ao trabalho e à profissionalização docentes.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p.15-23, fev. 1996. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/810>. Acesso em: 01 mai. de 2018.

ESTEVAM, Humberto Marcondes; GUIMARÃES, Selva. Avaliação do perfil de egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da UFU: impacto na formação docente e de pesquisador (2004-2009). Avaliação (UNICAMP), v. 16, p. 703-730, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v16n3/v16n1a12.pdf. Acesso em: 01 mai. de 2018.

FERNANDES-FERREIRA, Hugo. Um exército de doutores desempregados. Jornal Tribuna do Ceará (online). 16 de fevereiro de 2016. Disponível em: <http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/tribuna-cientifica/ciencia-e-politica/um-exercito-de-doutores-desempregados/ >. Acesso em: 01 mai. de 2018.

GUIMARÃES, Selva. Currículo Lattes. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768572T2>. Acesso em: 01 mai. de 2018.

______. Como me tornei professora: narrativa de uma experiência docente. 2014. 101 f. Memorial (Professor titular) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.

______. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte MG: Dimensão, 2009. v. 1. 296 p.

______. Didática e prática de ensino de História. (1. ed. 2003) 13. reed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 2012, 443 p.

______. Caminhos da História ensinada. 13. ed.; (1993, 1. Ed). Campinas: Papirus, 2014.

INEP/MEC – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA/ Ministério da Educação. PISA: Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/pisa>. Acesso em: 28 de mai. de 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Bernardes, C. F. da S., Rocha, L. S. M., Borges, R. O., & Cecílio, S. (2018). A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: entrevista com a professora Selva Guimarães. Revista Profissão Docente, 18(38), 197–218. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1224

Edição

Seção

Entrevista